Willames Costa

Compromisso com a informação

Brasil

Chuvas causam mais estragos em Minas Gerais

Caminhões-pipa da Prefeitura de João Monlevade (a 117 km de Belo Horizonte) passaram esta sexta-feira lavando parte de uma avenida do centro da cidade para retirar a lama levada pelas águas de uma barragem de contenção que rompeu na quinta (29) devido à chuva.

Segundo José Justino, do setor de obras da prefeitura, as águas da barragem invadiram a avenida Wilson Alvarenga, mas não houve inundação e a situação já foi contornada. Ele coordenava até o começo da noite os trabalhos de limpeza da avenida. Foram necessárias 40 viagens dos caminhões-pipa para abastecer os veículos com água para lavar a avenida.

No último dia 20, a cidade decretou situação de emergência por conta de enchentes provocadas pela chuva.

CIDADES EM EMERGÊNCIA

João Monlevade é um dos 41 municípios com decreto de situação de emergência reconhecido pela Defesa Civil Estadual. As cidades de Ouro Preto e Contagem também preparam seus decretos.

Em Contagem, o decreto será por conta do temporal de quinta-feira, que destelhou várias casas no bairro Nacional, derrubou muitas árvores e mais de 30 postes de energia. Em Ouro Preto, o motivo são as chuvas intensas de meados de dezembro, que causaram desmoronamento de casas e riscos para as pessoas que vivem em áreas de encosta, fora do centro histórico. Nos distritos de Cachoeira do Campo e Antônio Pereira, o vento também destelhou casas.

A Defesa Civil continua alertando as cidades para os riscos de temporais neste final de semana. As chuvas intensas devem se estender até o próximo dia 4, especialmente nas regiões central do Estado, Triângulo e leste mineiro.

No final da tarde desta sexta-feira choveu forte em Belo Horizonte, mas o Corpo de Bombeiros não havia registrado nenhuma ocorrência até 18h45. Na região nordeste da cidade, o transbordamento do córrego Cachoeirinha causou pontos de alagamento.

Com a Folha.com

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *