Willames Costa

Compromisso com a informação

Destaque

Com apoio da Funceb e da Seiasc, a Trup Errante apresenta em Juremal espetáculo sobre lendas do São Francisco

Nestes dias 16 e 17 (sexta e sábado), Juazeiro receberá o projeto “Fabulosas Histórias do Rio São Francisco”, aprovado no edital Jurema Penna de Apoio à Circulação de Espetáculos de Teatro e que trata de questões ecológicas, educativas e culturais sem o tom didático e moralizante, geralmente empregado nessas abordagens.

“Fabulosas Histórias do Rio São Francisco”, conta a história de uma menina chamada Chiquinha, que vivia uma vida normal e sonhava com fabulosas aventuras. Assim, Chiquinha sai em busca de novas histórias, encontra-se com o Nego D’água e percebe que está em algo maior do que uma aventura… Dentro desse contexto o espetáculo faz uma viagem cheia de personagens do folclore brasileiro, despertando no público a importância da preservação do Rio São Francisco, convidando todos a navegar pelo rico imaginário do povo ribeirinho.

A apresentação do espetáculo em Juazeiro é mais um projeto elaborado pela Trup Errante de fazer circular o espetáculo pelo maior número de cidades às margens do Rio São Francisco, da nascente à foz, sugerindo o debate sobre a preservação do rio e seus afluentes, promovendo o acesso dos diferentes públicos do Grande Vale à proposta sócio-cultural-educativa, colaborando e se correlacionando com os fazeres e saberes artísticos e teatrais de cada localidade visitada.

Com o apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura, através do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, o projeto acontece nos dias 16 e 17 setembro de 2011, com workshops de Iniciação Teatral, Confecção de Máscaras com material reciclado e Percussão (confecção e uso) com material reciclado, além da apresentação do espetáculo no Teatro Municipal de Juazeiro, no distrito de Juremal.

A sugestão de realizar o projeto no distrito de Juremal partiu da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura de Juazeiro (Seaisc), que apóia a iniciativa da Trup Errante e vem buscando dinamizar o Teatro Municipal José Guilherme da Cunha (distrito de Juremal), um espaço pouco conhecido – tanto pelo público, quanto pelos produtores culturais da região. Segundo Beto Borges, Gerente de Cultura da Seiasc, outros projetos artísticos ocorrerão ainda nestes meses de setembro e de outubro. “Serão levados outros espetáculos para esse teatro, dando continuidade a essa dinamização. A idéia da Gerência de Cultura é transformar o teatro de Juremal em palco permanente de espetáculos artísticos, beneficiando desse modo os Distritos de Juremal, Carnaíba e Massaroca”, ressaltou.

 Com Ascom/Seiasc/PMJ

Serviço

Workshops:

Iniciação teatral e confecção de máscaras com materiais reciclados

Local: Escola Municipal Prof.ª Graciosa Xavier Ramos Gomes – Carnaíba do Sertão

Dia 16/09/2011

Horário: das 9h às 13h

Percussão (confecção e uso) com materiais reciclados

Local: Teatro Municipal José Guilherme da Cunha – distrito de Juremal, em Juazeiro.

Dia 16/09/2011

Horário: das 9 às 13 horas

Informações e inscrições gratuitas: errantetrup@gmail.com / 74 8824 3578

Espetáculo:

Fabulosas Histórias do Rio São Francisco

Local: Teatro Municipal José Guilherme da Cunha – distrito de Juremal, em Juazeiro.

Dia 17/09/2011

Horário: 16h30

Entrada Franca

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *