Willames Costa

Compromisso com a informação

Mundo

Com neve, aeroportos europeus seguem com voos cancelados

As nevascas registradas em parte da Europa causaram o cancelamento de centenas de voos nos principais aeroportos do continente nesta segunda-feira (21), prejudicando ainda mais a situação dos passageiros que já enfrentaram diversos voos suspensos no domingo (20).

Em Paris, a Direção de Aviação Civil daFrança manteve nesta segunda pelo segundo dia consecutivo o cancelamento de 40% dos voos nos aeroportos de Orly e Roissy-Charles de Gaulle, como medida preventiva. A decisão foi tomada no domingo.

A neve parou de cair nos dois aeroportos e as pistas já podem atender normalmente o tráfego, confirmou um porta-voz dos Aeroportos de Paris (ADP).

Em Londres, o aeroporto de Heatrow cancelou cerca de 10% de seus voos nesta segunda em razão da neve. Pelo quarto dia consecutivo, Heatrow, o maior aeroporto do mundo em tráfego internacional de passageiros, reduziu o número de viagens.

Por enquanto, 130 voos foram suspensos nesta segunda, cerca de metade dos cancelados no domingo – quando 250 voos deixaram de partir.

Em média, cerca de 1.300 voos deixam Heathrow diariamente. O aeroporto, o mais movimentado da Europa, opera perto de sua capacidade máxima, após o governo britânico bloquear o desenvolvimento de uma terceira pista em 2010.

No aeroporto de Frankfurt, o maior daAlemanha e terceiro maior da Europa, mais de 200 voos foram cancelados nesta segunda – cerca de 27% dos previstos -, de acordo com um porta-voz. No domingo, as suspensões atingiram 445 viagens devido à formação de uma capa de gelo sobre as aeronaves. Durante a tarde, o tráfego aéreo foi totalmente interrompido por algumas horas.

Diversos aviões que tinham como destino o aeroporto foram desviados. Como consequência, vários voos que deveriam sair de Frankfurt nesta manhã não ocorreram, devido à ausência de aeronaves.

Em Munique, mais de 15% dos voos, 161 partidas e chegadas, foram suspensos.

As perturbações refletiram em outros aeroportos europeus. Em Barcelona, por exemplo, onde 16 voos foram cancelados, as escalas com Paris, Munique e Frankfut foram prejudicadas.

Em Moscou, na Rússia, os aeroportos não foram afetados, apesar do acúmulo de 50 centímetros de neve nos últimos quatro dias. “Tanto as partidas quanto os pousos ocorrem normalmente nos aeroportos de Cheremetievo, Domodedovo e Vnukovo, não há cancelamentos nem atrasos”, indicou um porta-voz, citado pela agência Interfax.

Avião decola de Heatrow, em Londres, nesta segunda-feira (21); neve tem provocado cancelamentos de voos na Europa (Foto: Andrew Cowie/AFP)
Avião decola de Heatrow, em Londres, nesta segunda-feira (21); neve tem provocado cancelamentos de voos na Europa (Foto: Andrew Cowie/AFP)

A neve e o gelo também causaram transtornos nas linhas ferroviárias e estradas, onde muitos acidentes foram registrados.

Apenas no sudoeste da Alemanha, a polícia registrou mais de 1.000 acidentes ligados à nevasca, enquanto um trecho da estrada de Berlim foi fechada para a circulação.

Na Grã-Bretanha, por precaução, centenas de escolas ficaram fechadas nesta segunda-feira.

Na Espanhax, o mau tempo causou a morte de três pessoas no sábado e afetou os transportes ferroviário, aéreo e por estradas.

Fonte: Da AFP

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *