Willames Costa

Compromisso com a informação

Brasil

Comando do Senado se reunirá no recesso para dar posse a Jader

A Mesa Diretora do Senado deve se reunir em pleno recesso parlamentar para dar posse a Jader Barbalho (PMDB-PA), barrado pela Lei da Ficha Limpa e liberado após o STF(Supremo Tribunal Federal) decidir que a norma não deveria ter sido aplicada nas eleições de 2010.

A posse deve ocorrer na próxima terça-feira (27). O Congresso entra em recesso nesta quinta-feira.

PMDB comemora posse com risoto de lagosta e vinho Jader é recebido com festa em aeroporto de Belém Senadora que será substituída ataca decisão do STF

Segundo o primeiro-secretário, Cícero Lucena (PSDB-PB), o Senado vai seguir o regimento e notificará hoje a senadora Marinor Brito (PSOL-PA), que ocupa a vaga do peemedebista. Ela terá cinco dias para apresentar sua defesa ao comando da Casa.

Sergio Lima – 23.nov.11/Folhapress
Jader Barbalho deve ser empossado no Senado na próxima terça-feira
Jader Barbalho deve ser empossado no Senado na próxima terça-feira

Na sexta-feira, ela já protocolou um recurso no STF pedindo a revisão da decisão que liberou a posse de Jader.

A volta de Jader ao Senado foi em meio a uma polêmica. Na semana passada, o presidente do STF, Cezar Peluso, recebeu uma comitiva de peemedebistas e, entre outros assuntos, conversaram sobre a posse de Jader.

Peluso negou que a liberação da posse tenha sido consequência de pressão dos líderes do PMDB e disse que a decisão não foi tomada individualmente.

A chegada de Jader reforça o grupo do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) e do líder do PMDB, Renan Calheiros(AL), que também por conta de posses liberadas de barrados pela Ficha Limpa perdeu dois aliados: Gilvam Borges (AP) e Wilson Santiago (PB).

No Senado, o PMDB enfrenta um racha. Dos 17 peemedebistas em atuação, oito senadores, o chamado G8, se declaram “independentes” e já se movimentam para dificultar a recondução de Calheiros na liderança do partido.

Com a Folha.com

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *