Willames Costa

Compromisso com a informação

Bahia Regional

Concursados da Educação de Juazeiro participam de ato solene de posse

A última segunda-feira de janeiro começou com a certeza de estabilidade profissional, e de novos rumos pessoais e profissionais, para os aprovados no concurso público da Educação de Juazeiro. O ato solene de posse, realizado nesta manhã (30), no Centro de Cultura João Gilberto, representou para os concursados um rito de passagem para uma nova fase de vida, e a concretização de um sonho. Muitos sorrisos e uma atmosfera de confiança deram o tom da celebração, que foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes, com o objetivo de desejar boas vindas a esses novos profissionais.


Diferentes histórias de vida e motivações distintas levaram os mais de 14 mil candidatos a tentarem uma vaga nessa disputa. Similar, talvez apenas a felicidade da comemoração, dividida com a equipe de governo, sindicato da classe, e crédulos nos avanços do segmento. Nas palavras do presidente da APLB Sindicato, Antônio Carlos, “o momento marca o fim de uma espera de 13 anos. Acabou o medo do vencimento de contrato, pois agora o professor que está entrando na rede, sabe que só sairá aposentado”. De acordo com o representante da classe, todas as conquistas dos últimos três anos foram obtidas com diálogo, e o concurso representa um dos pontos altos desse entendimento. 

“A ousadia de tomar decisões diferencia os homens”, disse o titular da pasta, Clériston Andrade, ao se referir à atitude e compromisso do atual gestor municipal com o setor. “A priorização da educação neste governo vai além do discurso e da retórica. A posse dos novos concursados hoje é prova disso. Esse dia ficará na história da cidade como uma marca da consolidação da gestão democrática na educação”, afirmou. O representante da Câmara de Vereadores, Pedro Âlcantara Filho, endossou, “a atual gestão está tendo a coragem de acabar com os apadrinhamentos. Agora os servidores públicos estão entrando pela via correta, que é a do concurso”.


Quem se preparou e aproveitou a oportunidade, festejou. A professora de Educação Infantil, Patrícia Lopes, disse que não pensou duas vezes ao se inscrever. “Já trabalhava na rede, mas como contratada. Todo final de ano era uma angústia, porque a gente não sabia se estaria empregada no mês seguinte. Quando soube do concurso, acreditei que era a oportunidade que eu tanto esperava. Posso dizer que é um privilégio fazer parte da Rede Municipal de Juazeiro, ainda mais agora como servidora efetiva”, avaliou. Para o também professor Luciênio Pedro Coelho, o que muda é a perspectiva de futuro e crescimento, “como concursado posso fazer planos a longo prazo, investir em outros cursos e me aperfeiçoar”. 

Além dos cargos de professor, foram criados para o certame as funções de secretário escolar e articulador de educação tecnológica. Essa abertura trouxe novas esperanças para a vida de Lindimar Cavalcante. Trabalhando em casa há três anos, a esforçada Lindimar garante que está feliz com a escolha. “Sem dúvida essa é uma grande oportunidade para que eu me reorganize financeiramente e emocionalmente. Não foi fácil perder o emprego, mas sempre é tempo de recomeçar”, ponderou. 

Mirela Dias também acreditou no sonho, “não tive muitas oportunidades na minha cidade, então vim para Juazeiro prestar concurso. Acho que essa nova fase será bastante positiva. Espero contribuir com a rede e para aprendizagem dos meus novos alunos”, revelou confiante a professora de Matemática, que veio do município de Uauá. 

A vice-prefeita Gorete de Castro, que também é educadora, falou sobre o momento com entusiasmo, “hoje é dia de festa, de comemoração pelo trabalho e esforço de todos que estiveram envolvidos com o concurso”. O prefeito Isaac Carvalho pediu uma salva de palmas para os concursados e fez referência ao esforço pessoal de cada aprovado. “Todos que estão aqui merecem nossos parabéns pela garra e determinação. Essa é uma conquista de vocês, que ocuparão um cargo puramente por merecimento. Com certeza, esse novo quadro irá somar para a continuidade do desenvolvimento de uma educação de qualidade para Juazeiro”, defendeu o chefe do executivo em seu discurso. 

Encerrando as atividades da manhã, o Assessor Especial para assuntos da Educação, Plínio Amorim, proferiu uma palestra sobre ‘O Serviço Público e os Desafios da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro’. Este foi o primeiro contato direto dos novos profissionais com a proposta político-pedagógica do município. Nesta segunda, terça e quarta (30, 31 e 01), todos os concursados participam de uma formação inicial que está sendo realizada no Colégio Paulo VI. E no dia 07 a nova equipe participará da Abertura Oficial do Ano Letivo que acontecerá na 1ª Igreja Batista.

Por Anna Monteiro/Seduc

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *