A última segunda-feira de janeiro começou com a certeza de estabilidade profissional, e de novos rumos pessoais e profissionais, para os aprovados no concurso público da Educação de Juazeiro. O ato solene de posse, realizado nesta manhã (30), no Centro de Cultura João Gilberto, representou para os concursados um rito de passagem para uma nova fase de vida, e a concretização de um sonho. Muitos sorrisos e uma atmosfera de confiança deram o tom da celebração, que foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes, com o objetivo de desejar boas vindas a esses novos profissionais.
Diferentes histórias de vida e motivações distintas levaram os mais de 14 mil candidatos a tentarem uma vaga nessa disputa. Similar, talvez apenas a felicidade da comemoração, dividida com a equipe de governo, sindicato da classe, e crédulos nos avanços do segmento. Nas palavras do presidente da APLB Sindicato, Antônio Carlos, “o momento marca o fim de uma espera de 13 anos. Acabou o medo do vencimento de contrato, pois agora o professor que está entrando na rede, sabe que só sairá aposentado”. De acordo com o representante da classe, todas as conquistas dos últimos três anos foram obtidas com diálogo, e o concurso representa um dos pontos altos desse entendimento.
“A ousadia de tomar decisões diferencia os homens”, disse o titular da pasta, Clériston Andrade, ao se referir à atitude e compromisso do atual gestor municipal com o setor. “A priorização da educação neste governo vai além do discurso e da retórica. A posse dos novos concursados hoje é prova disso. Esse dia ficará na história da cidade como uma marca da consolidação da gestão democrática na educação”, afirmou. O representante da Câmara de Vereadores, Pedro Âlcantara Filho, endossou, “a atual gestão está tendo a coragem de acabar com os apadrinhamentos. Agora os servidores públicos estão entrando pela via correta, que é a do concurso”.
Quem se preparou e aproveitou a oportunidade, festejou. A professora de Educação Infantil, Patrícia Lopes, disse que não pensou duas vezes ao se inscrever. “Já trabalhava na rede, mas como contratada. Todo final de ano era uma angústia, porque a gente não sabia se estaria empregada no mês seguinte. Quando soube do concurso, acreditei que era a oportunidade que eu tanto esperava. Posso dizer que é um privilégio fazer parte da Rede Municipal de Juazeiro, ainda mais agora como servidora efetiva”, avaliou. Para o também professor Luciênio Pedro Coelho, o que muda é a perspectiva de futuro e crescimento, “como concursado posso fazer planos a longo prazo, investir em outros cursos e me aperfeiçoar”.
Além dos cargos de professor, foram criados para o certame as funções de secretário escolar e articulador de educação tecnológica. Essa abertura trouxe novas esperanças para a vida de Lindimar Cavalcante. Trabalhando em casa há três anos, a esforçada Lindimar garante que está feliz com a escolha. “Sem dúvida essa é uma grande oportunidade para que eu me reorganize financeiramente e emocionalmente. Não foi fácil perder o emprego, mas sempre é tempo de recomeçar”, ponderou.
A vice-prefeita Gorete de Castro, que também é educadora, falou sobre o momento com entusiasmo, “hoje é dia de festa, de comemoração pelo trabalho e esforço de todos que estiveram envolvidos com o concurso”. O prefeito Isaac Carvalho pediu uma salva de palmas para os concursados e fez referência ao esforço pessoal de cada aprovado. “Todos que estão aqui merecem nossos parabéns pela garra e determinação. Essa é uma conquista de vocês, que ocuparão um cargo puramente por merecimento. Com certeza, esse novo quadro irá somar para a continuidade do desenvolvimento de uma educação de qualidade para Juazeiro”, defendeu o chefe do executivo em seu discurso.
Encerrando as atividades da manhã, o Assessor Especial para assuntos da Educação, Plínio Amorim, proferiu uma palestra sobre ‘O Serviço Público e os Desafios da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro’. Este foi o primeiro contato direto dos novos profissionais com a proposta político-pedagógica do município. Nesta segunda, terça e quarta (30, 31 e 01), todos os concursados participam de uma formação inicial que está sendo realizada no Colégio Paulo VI. E no dia 07 a nova equipe participará da Abertura Oficial do Ano Letivo que acontecerá na 1ª Igreja Batista.
Por Anna Monteiro/Seduc