Willames Costa

Compromisso com a informação

Brasil

Confusão após rebelião deixa nove feridos em fundação de PE

Uma nova confusão na Funase (Fundação de Atendimento Socioeducativo) de Cabo de Santo Agostinho (PE), na manhã desta quarta-feira, terminou com nove internos feridos.

Direção atribui rebelião a repressão ao tráfico em unidade em PE
Rebelião na Funase termina com três mortos em PE

O tumulto ocorreu horas após a Polícia Militar controlar uma rebelião que resultou na morte de três jovens durante a madrugada.

A confusão recomeçou de manhã, quando familiares dos internos se preparavam para visitá-los. Um jovem pulou o muro e tentou fugir, mas foi capturado pela PM.

No pátio, os internos voltaram a depredar o prédio. A tropa de choque invadiu o local para controlar a situação.

A rebelião teve início ontem e terminou na madrugada de hoje. Um dos internos mortos, Alan Fraga de Oliveira, 21, foi decapitado e teve sua cabeça jogada para fora da unidade pelos rebelados. Oliveira comandaria uma facção de internos na Funase e foi morto supostamente por grupos rivais. Outras três pessoas ficaram feridas durante a rebelião.

A polícia ainda não sabe o que provocou a confusão. No final da tarde de ontem, internos atearam fogo em colchões dentro de uma cela e iniciaram a depredação do prédio. Houve tumulto e três agentes de segurança foram feitos reféns. Seus equipamentos de comunicação foram roubados e usados pelos rebelados para se comunicar com a polícia.

Os internos reclamavam da situação na unidade, que tem capacidade para abrigar 166 pessoas e está superlotado, com 368 internos. O portão principal de acesso foi bloqueado por dentro para impedir a entrada dos policiais, mas cerca de 50 homens do Batalhão de Choque da PM invadiram o local pelos fundos.

Bombas de efeito moral foram detonadas, e os três agentes reféns foram libertados, sem ferimentos. Alguns internos tentaram fugir, mas foram recapturados. A situação foi controlada na madrugada, mas o clima ainda continuava tenso na manhã de hoje.

Com a Folha.com

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *