Willames Costa

Compromisso com a informação

Brasil

Conselho ligado ao governo escolhe Lula como ‘presidente de honra’

O Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) escolheu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como seu “presidente de honra”.

O conselho foi criado em 1994, na gestão Itamar Franco, e desativado em 1995. Em 2003, durante o primeiro ano do governo Lula, ele foi reativado.

Lula e Gianecchini se encontram em hospital
Ao lado de Dilma, Lula participa de despedida de Haddad
Veja galeria de fotos de Lula
Veja galeria de imagens de Lula em tratamento

Ele tem caráter de assessoramento ao presidente da República para as questões de alimentação. Atualmente é formado por 57 conselheiros –sendo 19 indicados pelo governo. Os conselheiros não recebem salário, mas ganham a passagem e a hospedagem para participar das reuniões.

O título foi dado em dezembro após proposta do conselheiro Malaquias Filho, professor da Universidade Federal de Pernambuco.

“É um reconhecimento a tudo que ele fez pela causa da segurança alimentar e nutricional no Brasil e no mundo”, disse o professor, de acordo com assessoria de Lula.

“Pretendemos entregar essa honraria a ele em alguma das primeiras plenárias deste ano, só dependemos da disponibilidade da agenda dele”, afirmou o presidente do Consea, Renato Maluf.

No começo do ano, o ex-ministro de Lula José Graziano da Silva assumiu a direção-geral do FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação).

Graziano era o ministro responsável pelo Fome Zero, programa de combate à fome do governo Lula, que teve poucos resultados práticos. A indicação dele para o órgão teve Lula com o principal cabo eleitoral.

Com a Folha.com

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *