Willames Costa

Compromisso com a informação

Mundo

Coreia do Norte rebaixa categoria de ministro da Defesa

O ministro da Defesa da Coreia do Norte, Jang Jong-nam, apareceu em público com uma insígnia de três estrelas, o que indica que provavelmente teve sua categoria rebaixada pelo regime, informou nesta quarta-feira a imprensa da Coreia do Sul.

Jang, nomeado general de quatro estrelas há menos de seis meses, fez um discurso vestido com um uniforme que continha apenas três estrelas, de acordo com imagens transmitidas ontem pela emissora de televisão estatal norte-coreana (KCTV).

O discurso do ministro das Forças Armadas norte-coreanas aconteceu durante um evento público para celebrar a nomeação do líder do país, Kim Jong-un, para uma cadeira na Assembleia Popular Suprema (Parlamento).

Os motivos que podem ter levado ao rebaixamento de categoria do militar ainda são desconhecidos, mas a agência sul-coreana Yonhap considerou que o general poderá recuperar a quarta estrela em breve, já que os rebaixamentos e promoções entre oficiais do alto escalão do Exército são frequentes na era Kim Jong-un.

Especialistas consultados pela agência acreditam que, através das mudanças de categoria, Kim pretende conquistar a lealdade dos militares mais importantes do país.

Tudo indica que o aparente rebaixamento de Jang teria acontecido nas últimas semanas, já que no dia 1º de janeiro os meios de comunicação da Coreia do Norte o apresentaram como general de quatro estrelas.

Naquela ocasião, o militar acompanhou Kim Jong-un em sua visita ao Palácio do Sol de Kumsusan em Pyongyang, onde o líder rendeu homenagens aos dois antigos mandatários do país, seu pai Kim Jong-il e seu avô Kim Il-sung.

EFEEFE – Agencia EFE – Todos os direitos reservados. Está proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agencia EFE S/A.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *