Willames Costa

Compromisso com a informação

Esporte

Corinthians encerra pior maratona de jogos

SPFW 2012O Corinthians encerra hoje à tarde, contra o Oeste, em Presidente Prudente, a maratona de jogos que começou no início da temporada e não deu sossego aos jogadores.

Pois agora a equipe de Tite terá, pela primeira vez em 2012, uma semana inteira livre. Entre os quatro grandes do Estado, o Corinthians é o único que não teve ao menos cinco dias seguidos de folga.

Até mesmo o Santos, que também não teve nenhuma semana completa de folga, conseguiu, em duas oportunidades, cinco dias de folga entre um jogo e outro.

Em 70 dias, o Corinthians fez 21 jogos –incluindo o de hoje. Isso dá uma média de uma partida a cada 3,3 dias. “Quando tu só tem três dias de descanso, a recuperação é difícil”, diz Tite, explicando os motivos de seu esquema de rodízio entre jogadores titulares e reservas.

Ricardo Nogueira-25.mar.2012/Folhapress
 Tite antes da partida contra o Palmeiras, no último domingo
Tite antes da partida contra o Palmeiras, no último domingo

Depois da partida de hoje, o time só volta a campo no domingo, quando enfrenta o Paulista, no Pacaembu. Mas o que importa mesmo é o duelo contra o Nacional-PAR, no dia 11, pela Libertadores.

“Minha mulher e minha filha vão gostar para caramba”, brincou Tite. “Ao terminar o jogo vamos preparar a equipe para o jogo de quarta [contra o Nacional], ter uma semana de recuperação, fazer trabalhos de finalização”, declarou o técnico.

É justamente por causa da semana livre que Tite escalará sua força máxima hoje. Seu plano é dar mais ritmo aos titulares, que terão descanso durante a semana e não enfrentarão o Paulista.

“Eles estão bem para o jogo, e vamos jogar novamente só no outro domingo. Temos tempo hábil de recuperação”, declarou o treinador.

Tempo suficiente para que três de seus jogadores considerados titulares consigam se recuperar de lesões: Alessandro, Jorge Henrique e Alex precisam de ao menos uma semana para voltarem.

Mas o plano de lançar os titulares hoje não é apenas estratégia de preparação física. “Sempre buscamos o melhor, não dá para fugir disso. Onde houver um pouco de vantagem, vamos lutar pela primeira colocação”, disse Tite. Classificado o time já está: terminar a primeira fase como líder significa decidir em casa os jogos do mata-mata.

Mas, se uma maratona termina hoje, outra começará na semana que vem. Depois do Nacional, o Corinthians enfrentará o Deportivo Táchira na quarta-feira seguinte.

Três dias antes, encerra a primeira fase do Estadual contra a Ponte Preta. Quatro dias depois de fechar a primeira fase da Libertadores, o time inicia as quartas de final do Campeonato Paulista.

A única dúvida de Tite hoje é o substituto de Alex. Ramírez é o mais cotado para jogar ao lado de Danilo. Na frente, Emerson entra na vaga de Jorge Henrique.

NA TV
Oeste x Corinthians
16h – Band e Globo (para SP)

Fonte: Da Folha.com

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *