Willames Costa

Compromisso com a informação

Brasil

Defesa Civil alerta Minas para possibilidade de novos temporais

Já bastante castigados pelas chuvas dos últimos dois meses, os moradores de Minas Gerais devem se precaver contra a ocorrência de temporais neste fim de semana. Segundo a Defesa Civil estadual, a elevação das temperaturas registradas nos últimos dias favorecem a ocorrência de chuvas fortes a partir deste sábado, especialmente nos municípios do sul e oeste do Estado. A temperatura máxima para hoje chega a 36ºC.

Leia mais notícias sobre as chuvas
Veja imagens da chuva em BH

Além disso, uma frente fria deve atingir parte da região Sudeste do país ainda neste fim de semana, provocando temporais localizados no Estado. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), nas regiões sul e oeste do Estado e no Triângulo Mineiro pode, inclusive, haver queda de granizo até a meia-noite de hoje.

De acordo com a Defesa Civil, 82 municípios foram afetados pelas chuvas no Estado desde outubro. Ao todo, 26 cidades mineiras decretaram situação de emergência. As duas últimas, Braúnas, na região do Rio Doce, e Pará de Minas, na região central do Estado, devido a enchentes e enxurradas causadas pelas chuvas dos últimos dias.

João Godinho-21.dez.11/O Tempo/Folhapress
Rodovia MG-10 fica destruída na altura do km 25 em decorrência das fortes chuvas que atingiram parte de MG
Rodovia MG-10 fica destruída na altura do km 25 em decorrência das fortes chuvas que atingiram parte de MG

A Defesa Civil calcula que, até o momento, 61.731 mil pessoas foram afetadas. Além de dois mortos, as chuvas deixaram 27 pessoas feridas. Os óbitos ocorreram nas cidades de Reduto e Governador Valadares. Ao menos 7.240 pessoas estão desalojadas e 256, desabrigadas. Mais de 1.800 casas foram danificadas e 66, destruídas.

A orientação da Defesa Civil é a de que todas as pessoas estejam atentas a qualquer sinal de perigo, como deslizamento de terra, mesmo que em pequena quantidade; à queda de árvores; trincas ou rachaduras em paredes; ao rebaixamento de pisos; ao volume excessivo de água em terrenos sem cobertura vegetal.

DA AGÊNCIA BRASIL

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *