Willames Costa

Compromisso com a informação

Brasil

Dilma abordará tema da imigração em viagem ao Haiti

A imigração em massa de haitianos para o Brasil será um dos temas tratados pela presidente Dilma Rousseff na visita que fará ao país caribenho no começo de fevereiro.

O ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota, afirmou que o tema já está “bem equacionado” com a decisão do governo brasileiro de permitir a entrada de até 1.200 haitianos por ano para trabalhar.

Impedidos de entrar no Brasil, haitianos acampam no Peru
Brasil toma medidas para limitar entrada de haitianos

Patriota, que participou de evento no Rio de Janeiro, ressaltou que a visita já estava acertada para acontecer após a posse do novo presidente do Haiti, Michel Martelly, que ocorreu em maio.

Agora, com a escolha de Garry Conille para o posto de primeiro-ministro –que assumiu em outubro– completou-se a formação do gabinete de governo, propiciando a visita de Dilma ao país.

“Vamos retomar a cooperação com o país caribenho”, disse Patriota.

O ministro embarca nesta semana para Davos, na Suíça, para participar do Forum Econômico Mundial. Segundo ele, um dos temas centrais de sua participação no evento será a Rio +20, que acontece na capital fluminense em junho.

“[A Rio +20] Fornecerá plataforma para se debater desde a crise econômica, até modelos de inclusão social e até as grandes questões ambientais e como reconciliar os três”, disse Patriota a jornalistas.

Com a Folha.com

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *