Willames Costa

Compromisso com a informação

Destaque Economia

Dilma diz a empresários americanos que Brasil repudia protecionismo

Em discurso a empresários americanos na tarde desta segunda-feira (9), a presidente Dilma Rousseff disse que o Brasil “repudia todas as formas de protecionismo” no comércio internacional. Ela participou após seminário sobre parcerias entre Estados Unidos e Brasil na Câmara de Comércio americana, em Washington. Dilma repetia as críticas sobre as medidas adotadas por países desenvolvidos para enfrentar a crise internacional.

“O governo brasileiro, consciente desse problema, tem tomado e continuará tomando todas as medidas necessárias para neutralizar os efeitos nocivos do afroxamento monetário que ocorre nos países desenvolvidos. Ao lado dessas providências, nós queremos reiterar que o Brasil repudia todas as formas de protecionismo e, portanto, inclusive esta que se configura como sendo uma espécie de protecionismo cambial”, disse.

Nos últimos meses, o governo brasileiro vem tentando restringir, com aumento de impostos, a entrada de dólares no país. O objetivo é evitar a desvalorização do real, o que prejudica setores da indústria exportadores.

Mais cedo, após encontro com o presidente do EUA, Barack Obama, manifestou “preocupação” do Brasil com as “políticas monetárias expansionistas” dos países desenvolvidos.

Fonte: Do G1, em Brasília

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *