Willames Costa

Compromisso com a informação

Bahia Juazeiro Política Regional

Entusiasmo dos alunos marca a abertura dos Jogos Escolares de Juazeiro

A abertura da 33ª edição dos Jogos Escolares de Juazeiro, que aconteceu na noite desta terça-feira (13), na Orla Nova da cidade, transformou-se em uma verdadeira festa, com ares olímpicos. A solenidade iniciou com um belo desfile das unidades de ensino que irão disputar a competição, em seguida houve o hasteamento das bandeiras ao som do Hino Nacional e do Município entoados pela Banda Marcial da Polícia Militar, juramento e o acendimento da pira olímpica pelo atleta juazeirense Edson Arruda. Além do entusiasmo e da energia dos estudantes, também deram show a parte a premiada fanfarra do Colégio Municipal Paulo VI e o desfile das musas.

Participaram do evento mais de 3 mil alunos representando as 60 escolas municipais, estaduais e particulares que competirão em diversas modalidades até o dia 06 de outubro, quando será realizada a premiação. “A abertura foi linda, estou muito feliz e confiante. Me senti uma atleta de verdade participando de uma grande competição. Os fogos, a música, a alegria dos alunos e o espírito esportivo foram marcantes. Não vou esquecer nunca. Esses Jogos Escolares, com certeza, ficarão na minha memória”, afirmou a estudantes Monique dos Santos.

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SEDUC) é a realizadora dos Jogos Escolares. Segundo o secretário interino da pasta, Clériston Andrade, a equipe se sente muito honrada em realizar um evento desse nível. “A cada ano procuramos melhorar e, sem dúvida, essa edição será uma das melhores. Estou feliz de ver tanta gente aqui hoje, inclusive aproveito para parabenizar a participação dos pais”, avaliou.  Clériston também deixou um recado para os competidores, “essa é a verdadeira festa do esporte. A vitória não estará no primeiro lugar, mas sim no processo, no aprendizado da vida em coletividade com ética e respeito, que a prática do desporto promove”.

O prefeito Isaac Carvalho declarou aberto oficialmente os Jogos e falou sobre a aliança da educação com o esporte. “Quando realizamos a reforma administrativa unimos as duas secretarias, pois acreditamos nessa parceria, que já tem mostrado resultados. Como estímulo ao esporte, resgatamos os campeonatos Interdistrital e Interbairros e o programa Segundo Tempo, conseguimos 15 quadras poliesportivas, estamos realizando esse grandioso evento, entre outras conquistas e incentivos. A educação apresenta avanços sólidos e acreditamos que esse é o caminho para nossos jovens. O que buscamos é oferecer formação integral de qualidade ”, ponderou.

Ao final, foram premiadas com quites esportivos as cinco primeiras escolas colocadas no desfile. “Buscamos com isso estimular,  para que os atletas se animem e busquem fazer bonito desde o início”, disse o coordenador do evento, Alfredo Júnior. A partir desta quarta-feira, cerca de 6 mil estudantes de 10 a 19 anos concorrem nas modalidades de futsal; baleô; vôlei de quadra e de dupla; handebol; judô; karatê; tênis de mesa; natação; xadrez e atletismo. As competições acontecerão no Colégio Dr. Edson Ribeiro e do Colégio Decisão, SESI e quadra poliesportiva da UNIVASF.

Com Ascom/Seduc/PMJ

Vencedores do desfile das escolas:

1º lugar – Objetivo (23 pontos)

2º lugar – Escola Municipal ERUM (21 pontos)

3º lugar – Escola Municipal Mandacaru (20,3 pontos)

4º lugar – CODEFAS (20 pontos)

5º lugar – Escola Adventista (19,5 pontos)




LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *