Willames Costa

Compromisso com a informação

Destaque

Espetáculo teatral e decoração sustentável darão ainda mais brilho ao Natal de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc), está promovendo neste mês de Dezembro o resgate das comemorações dos festejos natalinos. O Parque Lagoa de Calú, por exemplo, receberá uma decoração toda especial, com 15 velas de três metros e uma árvore gigante com 12 metros de comprimento, além da apresentação do Auto de Natal “O Boi e o Burro no Caminho de Belém”, na próxima quinta-feira (22).

O artista plástico Bebeto de Assis foi o responsável pelo projeto “Natal Sustentável: Arte avesso do lixo”, que trouxe uma proposta de cunho social, cultural e ambiental, movimentando escolas infantis, catadores de lixo e a comunidade no recolhimento das cerca de 10 mil garrafas pet utilizadas na confecção das velas e da árvore, como também aros velhos de pneus de bicicleta.

“Nós conseguimos retirar do meio ambiente uma grande quantidade de plástico e outros materiais recicláveis, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o embelezamento da cidade, dando ainda mais brilho a esse momento de sonho e de fé na vida que é o Natal”, ressaltou o artista. Além da Lagoa de Calú, a Avenida Adolfo Viana também será contemplada com a decoração, recebendo arcos temáticos nos postes de iluminação.

Cia 1º Ato fará três apresentações públicas de Auto de Natal

“O Boi e o Burro no caminho de Belém”, inspirado no texto de Maria Clara Machado, é uma adaptação encenada há 10 anos pela Cia 1º Ato com fortes influências da cultura popular nordestina e que agora ganha formato de espetáculo de rua. O diretor Devilles informou que a proposta das apresentações desse Auto de Natal, com a parceria da Seiasc, é resgatar as tradições dos festejos natalinos.

“Após muito tempo Juazeiro terá um Natal memorável, trazendo de volta todo o encantamento das manifestações culturais desta época do ano. E isso, é preciso reconhecer, acontecerá muito por conta da sensibilidade do secretário Zó, que avaliou a nossa proposta com carinho e não mediu esforços para que agora pudéssemos levar toda essa magia ao povo de nossa cidade. E o que a gente vê pelo movimento dos bastidores é que temos outras grandes perspectivas para a cultura no próximo ano”, elogiou Devilles.

O secretário Crisóstomo Lima (Zó) convidou a população a prestigiar o Auto de Natal e também renovar a esperança de que o próximo ano será de conquistas ainda maiores. “Estamos promovendo um Natal especial e com muito carinho para a população. Juazeiro tem trilhado por caminhos que até pouco tempo quase ninguém acreditava, com avanços consideráveis nas mais diversas áreas. Agora vivemos um tempo de luz e por isso precisamos ter fé de que essas conquistas vão continuar para a consolidação de um futuro ainda melhor”.

O Auto Natalino “O Boi e o Burro no caminho de Belém” será apresentado ao público em três locais da cidade: Parque Lagoa de Calú, dia 22 às 20h; Praça da Catedral, dia 24 à meia-noite (após a missa) e João Paulo II, dia 25 às 20h.

Por Luiz Hélio/Seiasc

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *