Willames Costa

Compromisso com a informação

Brasil

Estados produtores de petróleo têm de ceder, diz Mantega

O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse nesta quinta-feira (15) que os Estados produtores de petróleo devem ceder parte de suas receitas com os royalties do pré-sal em favor dos Estados não produtores. Mantega confirmou que a União está disposta a abrir mão de parte dos seus ganhos.

Alckmin defende regras atuais de partilha do pre-sal
Governador de PE diz que União vai ceder nos royalties do pré-sal
Governo aceita ceder R$ 1 bilhão em royalties do petróleo
Senador diz que questão dos royalties se encaminha para solução

Moacyr Lopes Junior – 2.set.2011/Folhapress
Mantega confirmou que a União está disposta a abrir mão de parte dos seus ganhos com royalties do pré-sal
Guido Mantega confirmou que a União está disposta a abrir mão de parte dos seus ganhos com royalties do pré-sal

“Nós estamos num processo de reconstrução de um consenso para elaboração de uma nova lei que possa satisfazer todas as partes, o que não é fácil pois há conflito entre estados produtores e não produtores. Cada um tem que ceder um pouco, a União vai ceder um pouco e Estados produtores tem que ceder um pouco também”, declarou Mantega.

Segundo o ministro, o governo está conseguindo chegar a uma solução que seja “satisfatória” para a partilha dos royalties do pré-sal. O tema foi discutido ontem em reunião no Ministério da Fazenda e participaram os ministros Ideli Salvati (Relações Institucionais), Edson Lobão (Minas e Energia) e os líderes da base governista.

“Ainda ontem tivemos uma discussão importante e posso dizer que estamos caminhando para uma solução satisfatória. Esperamos que todas as expectativas possam ser atendidas e os conflitos tem que ser mediados pelo Legislativo e Executivo de modo que possa desembocar em uma situação de equilíbrio entre as partes”, disse.

Com a Folha.com

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *