Willames Costa

Compromisso com a informação

Pernambuco Petrolina

Feira Nacional da Agricultura Irrigada é lançada em Petrolina

Foi lançada pelo prefeito Julio Lossio na noite de ontem (24), na Casa Jatobá Eventos, a 23ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri) edição 2012. O evento movimentará o agronegócio da região em diversos ramos como a fruticultura, caprinovinocultura e a vitivinicultura, entre outros, e ocorrerá no Centro de Convenções, de 23 a 26 de maio. Na solenidade, também estiverem presentes a primeira-dama do município, Andréa Lossio, o vice-prefeito, Domingos Sávio Guimarães, políticos, produtores e representantes das áreas de fruticultura, agricultura rural e demais autoridades participantes da feira.

A Fenagri é considerada o maior evento da agricultura irrigada da América Latina e tem o objetivo de fortalecer e ampliar as relações do agronegócio, em toda a cadeia produtiva do Vale do São Francisco e divulgá-los para os mercados interno e externo.

Segundo o tesoureiro do Sindicato Rural de Petrolina e também produtor de uvas, Hiroto Yukihara, a expectativa é que com a Fenagri, os produtos da região possam ser divulgados a nível nacional e internacional . “Pretendemos desenvolver a questão do mercado, porque a feira permite a aproximação dos grandes centros consumidores do Brasil e quem sabe também do exterior”, expressou.

O laçamento da 23ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada em Petrolina é a terceira abertura do evento. Países como a China a Bélgia receberam o lançamento da Fenagri no ano passado. A programação do evento 2012 contará exposição de produtos e serviços, seminários, minicursos, rodada de negócios envolvendo oito países, além do Salão da Pequena Produção.

A cada ano a Feira Nacional da Agricultura Irrigada é realizada em uma das cidades vizinhas, Juazeiro ou Petrolina. A 23ª edição será realizada em Petrolina e além de envolver os segmentos da caprinovinocultura, turismo, produção de leite e derivados, agroindústria de beneficiamento da produção, trará as novidades da apicultura, psicultura e agricultura familiar, como destacou o prefeito Julio Lossio. “A grande inovação da Fenagri neste ano é trazer a agricultura familiar para participar do evento. Desde 2003, o Governo Federal criou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), mas só em 2009 ele foi efetivado no município, como forma estratégica de valorizar o pequeno agricultor. Então, estamos muito otimistas porque essa feira irá movimentar muitos recursos através dos grandes produtores, mas será também uma feira voltada para os pequenos”, frisou.

A Fenagri 2012 é realizada pela Prefeitura de Petrolina, Sindicato Rural de Petrolina e pela Câmara de Fruticultura de Petrolina. O evento é patrocinado pelo Sebrae, Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Banco do Nordeste e Petrobras, além da parceria com o Senai, Senac e Embrapa Semiárido.

Texto: Élida Maria
Foto: Marcizo Ventura

Fonte: Da Ascom/PMP

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *