Willames Costa

Compromisso com a informação

Especiais Pernambuco

Foliões capricham nas fantasias femininas para brincar em Olinda

Multidão acompanhou o desfile das ‘Virgens de Verdade’, neste domingo (12).
Celebridades e personagens da TV foram lembrados no desfile do bloco.

Personagens Janete e Valéria do Metrô do Zorra Total (Foto: Luna Markman/G1 PE)
Personagens Janete e Valéria do Metrô do Zorra
Total (Foto: Luna Markman/G1 PE)

Criatividade é a marca do Bloco Anárquico Virgens do Bairro Novo, que há 59 anos reúne milhares de foliões em Olinda, no último fim de semana antes do carnaval. Neste domingo (12), a manhã foi tranquila, com os participantes do concurso de fantasias exibindo as suas criações. A partir do meio-dia, o primeiro trio elétrico partiu da Praça 12 de Março, arrastando uma multidão.

G1 encontrou o Metrô Zorra Total, com três colegas interpretando as personagens Janete, Valéria e Mulher Cachumba. E quem pegou carona no vagão foi a presidente Dilma Rousseff. “Aproveitei que estava aqui vistoriando as obras da transposição [do Rio São Francisco] e da Transnordestina, e resolvi esticar para brincar no bloco”, brincou o representante comercial Warlyton Silva, fantasiado da presidente.

Um dos episódios que marcou o Big Brother Brasil 12 também foi lembrado por um folião, que preferiu manter a identidade preservada. A fantasia fez referência à noite que os brothers Daniel e Monique se envolveram debaixo do edredom. Nem os caboclos de lança, tradicionais personagens do maracatu, escaparam da brincadeira. Uma turma foi fantasiada de “Ca boca na lança”.

Lizandra acompanhada dos pais confere fantasias (Foto: Luna Markman/G1 PE)
Lizandra acompanhada dos pais confere fantasias
(Foto: Luna Markman/G1 PE)

Há 38 anos, o aposentado Paulo desfila nas Virgens. Desta vez, ele foi fantasiado de “Mulher Tanajura”. “Amo esse bloco. Aqui, encontro vários amigos”, falou. Já Lizandra, 8 anos, fez a estreia dela na agremiação. A garota chegou cedo na concentração, acompanhada dos pais. “A gente vem de manhã para ver as fantasias. É tudo muito divertido”, disse o veterinário Flávio Santos.

Famosos
Celebridades, como a cantora inglesa Amy Winehouse, também foram lembradas por vários foliões. A artista, que morreu no ano passado, ganhou uma versão irreverente na agremiação. Uma integrante da banda pop britânica Spice Girls, que conquistou o mundo com o hit “Wanabe”, em 1996, foi parar na folia olindense. Os sucessos “Morango do Nordeste”, de Walter de Afogados e Fernando Alves, e “Mama África”, do cantor e compositor paraibano Chico César, viraram personagens no bloco.

Uma turma foi caracterizada da apresentadora Xuxa e as paquitas. Outro grupo colocou roupa de tenista para lembrar a personagem Ana, interpretada pela atriz Fernanda Vasconcelos, na telenovela global “Viver a Vida”.

Imortais

Luiz Gonzaga foi homenageado pela 'Maria Feinha' (Foto: Luna Markman/G1 PE)
Luiz Gonzaga foi homenageado pela ‘Maria Feinha’
(Foto: Luna Markman/G1 PE)

No ano do centenário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, o professor Zenildo Eufrásio se vestiu de “Maria Feinha”. “Sou filha de Maria Bonita e grande fã do Gonzagão. Essa foi a minha maneira de homenageá-lo”, disse. O Homem da Meia-Noite, que abre o carnaval olindense desfilando pelas ladeiras do Sítio Histórico, completou 80 anos de atividade neste mês de fevereiro. E o gigante mais amado de Olinda também ganhou parabéns por um coro formado de passistas.

Mensagem
Carnaval também é época em que os foliões aproveitam para mandar o seu recado. O do motorista José Roberto Silveira foi sobre o meio ambiente. Ele reuniu cerca de 10 mil lacres de lata de cerveja para fazer a roupa da Miss Reciclagem. O trabalho começou em abril do ano passado. “Essa fantasia é para despertar a consciência ambiental das pessoas durante a folia”, disse.

Música

Trio elétrico arrasta multidão (Foto: Luna Markman/G1 PE)
Trio elétrico arrasta multidão
(Foto: Luna Markman/G1 PE)

O concurso de fantasiais ocorreu depois do café da manhã servido para os concorrentes. Depois da exibição dos participantes, que disputam na categorias luxo, originalidade e grupo, os trios elétricos começaram a percorrer as avenidas Getúlio Vargas e Beira Mar, completando um percurso de quatro quilômetros. Ao todo, 12 atrações musicais, com destaque para as bandas Som da Terra, Marreta é Massa, Asas da América e Reny e a Galera, animaram o público presente.

Do G1 PE

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *