Willames Costa

Compromisso com a informação

Destaque Regional

Fotos de Petrolina e Juazeiro compõem catálogo histórico, ambiental e turístico

 

Locais e monumentos de Juazeiro e Petrolina que guardam histórias e reservam belezas das duas cidades fazem parte do Projeto Zoom, uma reunião de fotos que originou o catálogo histórico, ambiental e turístico produzido por estudantes do 1º ano do Colégio Geo Petrolina. A apresentação do catálogo ao público aconteceu na noite da última sexta-feira (02) no Auditório da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – Facape.

O Projeto Zoom foi coordenado pelo professor Genivaldo do Nascimento e tem como objetivo tornar conhecidos pontos urbanos que não são visitados ou são desconhecidos dos estudantes e da sociedade. “A ideia partiu da necessidade de fazer com que os alunos olhassem melhor e com cuidado para o espaço onde vivem, o espaço urbano. Os espaços deles são muito restritos e visitar espaços públicos e históricos ainda não faz parte da rotina deles, esse trabalho fez com que os alunos despertassem para o valor que esses espaços têm”, explicou.

O catálogo reúne mais de 30 fotos como do Aqueduto do Horto Florestal que fica na Universidade do Estado da Bahia, em Juazeiro – tombado pelo Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia -, Balneário das Pedrinhas, em Petrolina, além de museus, estádios e monumentos. O catálogo será distribuído aos estudantes participantes do Projeto Zoom, bem como será entregue gratuitamente às agências de turismo, hotéis e escolas das duas cidades.

O prefeito Julio Lossio participou da apresentação do Catálogo e destacou a importância em aumentar a divulgação dos pontos históricos e turísticos de Petrolina e Juazeiro na internet. “Gostaria de sugerir que as fotos fossem disponibilizadas na internet, porque o catálogo não apresenta apenas imagens, mas também traz a história de cada lugar, aprendi muito com esse projeto e esse conhecimento precisa ser compartilhado e disseminado”, sugeriu. Na oportunidade, o prefeito informou que a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos – Sedectur conseguiu recursos para a restauração do Museu do Sertão e para Oficina do Artesão.

Com Cíntia Sacramento Secom PMP

 

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *