Willames Costa

Compromisso com a informação

Mundo

Gingrich abre vantagem sobre Romney, revelam pesquisas

O pré-candidato republicano Newt Gingrich está 14 pontos percentuais a frente do ex-governador de Massachussetts, Mitt Romney, nas primárias da Carolina do Sul. A informação foi revelada por uma pesquisa do instituto Public Policy Polling.

O estudo mostra que o ex-presidente da Câmara dos Representantes têm 40% das intenções de voto, enquanto Romney aparece com 26%. Rick Santorum aparece em terceiro com 16%, enquanto Ron Paul ficou com 13%.

Gingrich, que há dois dias era o terceiro colocado, passou os adversários após uma quinta-feira movimentada. O pré-candidato recebeu o apoio do governador do Texas, Rick Perry, que desistiu da disputa, e ainda enfrentou a revelação de que teria pedido “casamento aberto” a sua segunda ex-mulher, Marianne, quando a traía com a então assessora e atual esposa, Callista.

Na pesquisa do American Research Group, a vantagem de Gingrich sobre Romney também é de 14 pontos (40% a 26%). No YouGov, ele está quatro pontos a frente (33% a 29%).

John W. Adkisson/Getty Images/France Presse
Gingrich, em campanha em Greenville; candidato abre 14 pontos de vantagem sobre Romney, indica pesquisa
Gingrich, em campanha em Greenville; candidato abre 14 pontos de vantagem sobre Romney, indica pesquisa

SURPRESA

A ascensão de Gingrich deixa apreensiva a coordenação da campanha do ex-governador de Massachussetts Mitt Romney, que era o favorito na Carolina do Sul. Caso ganhe a primária, terá caminho consolidado para a indicação de seu nome para ser o candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos.

As próximas primárias serão na Flórida, no dia 31, e Romney tem vantagem de 15 pontos, segundo o Public Policy Polling, com 41% contra 26% de Gingrich. O êxito no Estado do sul norte-americano, devido ao tamanho de sua população e de indicações para o Colégio Eleitoral, e os resultados anteriores garantiriam Romney para o pleito de 6 de novembro.

Os candidatos realizaram campanha neste sábado no noroeste do Estado, a área mais conservadora, em busca de indecisos. Os resultados da votação deverão sair à noite.

 

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *