Willames Costa

Compromisso com a informação

Goiás

Ibama apreende 200 metros cúbicos de madeira irregular em Porangatu

Objetivo da operação foi fiscalizar e coibir o transporte irregular de madeira.
Foram lavrados 20 autos de infração e valor das multas ultrapassa cem mil.

 A operação Essência realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Porangatu, no norte de Goiás, apreendeu dez caminhões que juntos transportavam mais de 200 metros cúbicos de madeira irregular.

O trabalho de fiscalização do Ibama, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Polícia Rodoviária Federal foi realizado durante seis dias do mês de janeiro e o objetivo foi fiscalizar e coibir principalmente o transporte irregular de madeira proveniente da Amazônia. Mas, durante as abordagens, também foram apreendidos dois animais silvestres abatidos.

“Durante este período há uma diminuição nas apreensões, porém nós queremos continuar com o trabalho no decorrer do ano”, explica o coordenador da operação Estevão Carvalho.

Foram lavrados 20 autos de infração. O valor das multas ultrapassa cem mil reais. Segundo o perito em identificação de madeira, Geraldo França, em todos os caminhões apreendidos, as essências transportadas não eram as mesmas especificadas nas guias de transporte de produtos florestais, o que caracterizou fraude nos carregamentos.

“É apreendido o caminhão e a carga. A carga nunca vai ser devolvida ao proprietário e o caminhão somente com a Justiça para que seja aberta uma liminar que possa devolver o caminhão ao motorista.”

Com Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *