Willames Costa

Compromisso com a informação

Mundo

Irã anunciará “avanços muito importantes” na área nuclear, diz presidente

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmandinejad, anunciou neste sábado que o Irã deverá anunciar nos próximos dias “avanços muito importantes” no campo nuclear, em discurso transmitido pela TV estatal.

“Nós próximos dias o mundo vai testemunhar um anúncio do mais importante e o maior dos avanços nucleares do Irã”, afirmou Ahmadinejad, em discurso pelo 33o aniversário da Revolução Islâmica.

O mandatário não detalhou qual seria o anúncio. Grande parte da comunidade internacional acusa o regime iraniano de desenvolver um programa nuclear para produzir armas atômicas, mas Teerã nega e alega enriquecer urânio apenas para fins pacíficos.

Caren Firouz/Reuters
Em discurso, Mahmoud Ahmadinejad diz que Irã fará "anúncio muito importante" na área nuclear nos próximos dias
Mahmoud Ahmadinejad diz que Irã fará “anúncio muito importante” na área nuclear nos próximos dias

HOLOCAUSTO

No discurso, Ahmadinejad afirmou que o Irã “destroçou” ídolo do Holocausto, em referência a Israel.

“Ocidente e os colonialistas, para dominar o mundo, criaram um ídolo que chamaram regime sionista (Israel). O espírito desse ídolo é o Holocausto e a nação iraniana, com valentia e clarividência, destroçou o ídolo, preparando a libertação dos povos ocidentais”.

O presidente iraniano negou diversas vezes o genocídio de judeus na Segunda Guerra Mundial e é contrário ao Estado de Israel, criado em 1948 em acordo na ONU (Organização das Nações Unidas).

A tensão entre Irã e Israel aumentou recentemente e, segundo um colunista do jornal “The Washington Post”, o secretário de Defesa americano, Leon Panetta, está convencido que um ataque israelense sobre as instalações nucleares do Irã é iminente e poderia ocorrer “em abril, maio ou junho”.

Atta Kenare/France Presse
Tropas iranianas assistem a discurso de Mahmoud Ahmadinejad, em aniversário da Revolução Islâmica
Tropas iranianas assistem a discurso de Mahmoud Ahmadinejad, em aniversário da Revolução Islâmica

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *