Willames Costa

Compromisso com a informação

Mundo

Irã pode atingir alvos dos EUA se for atacado, diz diplomata

Programa nuclear iraniano é motivo de discórdia entre Teerã e Washington.
Americanos afirmam que ‘opção militar’ contra o Irã está na mesa.

Irã é capaz de lançar ataques militares contra interesses norte-americanos em todo o mundo se a República Islâmica for atacada pelos Estados Unidos, disse o embaixador do Irã em Moscou nesta quarta-feira (8).

Os EUA tentaram forçar Teerã a abandonar um programa nuclear delicado impondo sanções contra o banco central iraniano e dando aos bancos norte-americanos novos poderes para congelar os bens do governo iraniano.

O embaixador do Irã em Moscou disse que os EUA estariam cometendo um erro grave, similar ao suicídio, se arriscassem um ataque militar contra o segundo maior exportador de petróleo da Opep.

Washington não anunciou tais planos, mas disse que uma opção militar estava sempre sobre a mesa se o Irã não fosse impedido de outra forma de desenvolver armas atômicas.

“Os americanos sabem que tipo de país é o Irã. Eles estão bem cientes da unidade de nosso povo”, disse o embaixador iraniano Seyed Mahmoud-Reza Sajjadi em uma coletiva de imprensa em Moscou.

“E é por isso que o Irã é totalmente capaz de fazer ataques retaliatórios contra os Estados Unidos em qualquer lugar do mundo”, disse.

“Mesmo se atacarem, temos uma lista de contra-ações. Ficariam desapontados com seu erro enorme”.

Da Reuters

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *