Willames Costa

Compromisso com a informação

Juazeiro Política Regional

Isaac Carvalho é reconhecido como “Prefeito Amigo da Criança” pela Fundação Abrinq

Reforma de escolas, construção de creches foram alguns dos indicadores para o reconhecimento do município.

Isaac Carvalho será premiado no próximo mês com o Selo “Prefeito Amigo da Criança”, na categoria Reconhecimento Pleno, pela Fundação Abrinq – Save de Children, por ter melhorado a vida de crianças e adolescentes no decorrer da gestão 2009-2012. A notícia foi recebida nesta terça-feira (29), através de ofício enviado pela instituição.

De acordo com o comunicado, Juazeiro está entre os 182 municípios brasileiros cujos gestores municipais investiram em ações voltadas à melhoria das condições de vida do segmento e ganharam o reconhecimento nacional do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC). O evento de premiação acontecerá em Brasília, no dia 27 de junho, na Câmara dos Deputados.

 O Reconhecimento Pleno da Fundação Abrinq é conferido aos municípios que cumpriram os prazos e diretrizes do programa, promoveram melhora nos indicadores, ampliaram o diálogo, atuaram de forma intersetorial e qualificaram suas políticas públicas em benefício das crianças e adolescentes.

Critérios como nomeação de articulador; formação de uma comissão de acompanhamento e avaliação; preenchimento anual do mapa do PPAC; fortalecimento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Conselhos Tutelar, de Saúde, Educação e Assistência Social; efetivação do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e relação positiva com o Ministério Público, Poder Judiciário e organizações sociais da rede de proteção também foram avaliados.

“É importante ressaltar que Juazeiro ganhou o Reconhecimento Pleno. Isso significa que foi aprovado nas outras categorias, como a de boas práticas, e superou as expectativas. Receber essa certificação da Fundação Abrinq valida as ações desenvolvidas pela atual administração em busca da promoção do acesso à educação, saúde, cultura, lazer, formação profissional e inclusão digital; da proteção à violação de direitos; bem como reconhece o trabalho em prol da sensibilização e conscientização da sociedade, setor público, organizações sociais e empresas quanto às questões concernentes à infância e adolescência”, avalia a articuladora municipal, Queila Maria.

O prefeito Isaac Carvalho recebeu com alegria a notícia, “esse prêmio é sinal de que a mudança realmente está acontecendo em Juazeiro, e isso é fruto de muito trabalho e esforço de toda equipe envolvida. Tenho certeza que as grandes obras (como Hospital da Criança, construção de creches, implantação da maternidade municipal, melhoria da atenção básica, ampliação da matrícula da educação infantil, reativação dos núcleos do PETI, reforma das Casas Messe de Amor e Rosa Menina) contribuíram bastante. Mas, as ações do dia a dia, os programas, projetos e a atenção voltada para esse grupo por parte de todo o governo, também fizeram a diferença”.

O Chefe de Gabinete Roosvelt Duarte, em referência à conquista, destacou o empenho dos secretários e suas respectivas equipes pela dedicação à efetivação das metas preestabelecidas pela Fundação Abrinq. “A nossa cidade passa agora a ser reconhecida por uma instituição respeitada e o prefeito Isaac a figurar dentre os 182 gestores premiados com plenificação. Isso para nós é motivo de alegria e contentamento. O prêmio aumenta o nosso entusiasmo, pois é o resultado de esforços incansáveis de todos que estão contribuindo para concretização das mudanças na nossa querida Juazeiro”, garante o professor.

Com o Selo Abrinq o município ganha credibilidade e apoio da Fundação para fortalecimento dos projetos e desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o segmento. “O importante é que quem ganha de verdade com tudo isso é a criança e o adolescente, que se beneficia com as melhorias em todos os setores de governo. O reconhecimento é imensamente válido nesse aspecto. Tenho certeza, que Isaac continuará nessa luta, principalmente porque acredita na causa”, defende o secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade. Os 182 prefeitos receberão o prêmio no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados.

Por Anna Monteiro/Seduc

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *