Willames Costa

Compromisso com a informação

Mundo

Israel está cada vez mais isolado, diz secretário de Defesa dos EUA

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, afirmou no domingo que a primavera árabe deixa Israel “cada vez mais isolado” no Oriente Médio e que o poder militar do país não poderia compensar uma posição diplomática debilitada.

Em declarações a jornalistas a bordo do avião que o transportava a Israel como parte de uma viagem pelo Oriente Médio, Panetta disse que era crucial para Israel reforçar as relações com o Egito e outros países na região.

“Não tenho dúvidas de que eles mantêm uma vantagem (militar). Mas a pergunta que vocês devem fazer é: faz sentido manter uma vantagem militar se você está se isolando na arena diplomática?”, declarou. “Neste momento espetacular no Oriente Médio, quando aconteceram tantas mudanças, não é uma boa situação para Israel ficar cada vez mais isolado. E é isto o que está acontecendo”.

Panetta, que se reunirá com autoridades israelenses e palestinas antes de uma viagem ao Egito e de uma reunião da Otan em Bruxelas esta semana, disse que Israel precisa reparar os vínculos diplomáticos com países como Egito e Turquia, e destacou que Washington está disposto a colaborar com a questão.

DA FRANCE PRESSE

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *