Willames Costa

Compromisso com a informação

Brasil

Juazeiro agora tem RPG pelo SUS

A técnica Reeducação Postural Global (RPG) está sendo oferecida desde a última segunda-feira (03) pela Secretaria de Saúde de Juazeiro, no Centro de Especialidades Médicas (Santa Casa de Misericórdia). O atendimento faz parte de mais um serviço disponibilizado dentro da Clínica da Dor e segundo informações do Núcleo de Regulação, a solicitação para este tratamento deverá ser feita por especialistas, de forma prioritária pelo neurologista e ortopedista, de acordo com as patologias indicadas pela equipe médica em crianças a partir de 7 anos, adolescente e adultos, a partir de 18 anos.

Muitos pacientes já começaram a ser avaliados para iniciar o tratamento. Para a cozinheira Luiza Maria Dantas, 54 anos, que possui dores na coluna, a novidade se tornou mais uma esperança em sua vida. “Desde que o município começou a oferecer acupuntura que faço tratamento e já me sinto bem melhor. Agora com a RPG, acredito que posso nem precisar mais da cirurgia na coluna. Tudo vai depender da minha recuperação. Antes minha perna andava dormente e eu levava muitas quedas. Com a acupuntura tudo mudou. Agora vamos esperar os resultados da RPG. Parabéns para prefeitura”, disse animada.

A técnica RPG, realizada exclusivamente por fisioterapeutas, atua na correção da postura e no consequente alívio de dores e desconfortos. Criada na França, em 1980, a RPG é desenvolvida através da aplicação da técnica de terapia manual pompage. Em Juazeiro, o atendimento é realizado pela fisioterapeuta Gelbia Cruz.

Centro de Especialidades e a Clínica da Dor

Desde o dia 26 de julho de 2010 que o Centro de Especialidades Médicas está prestando serviços à população, funcionando com 24 especialidades e 6 novos serviços, como: ambulatório para prevenção e tratamento do pé diabético (procedimento utilizado em pacientes portadores de diabetes), atenção especial à Saúde do Homem, serviço de referência de Atenção à Saúde do Idoso, controle de câncer do colo do útero, pequenas cirurgias e a Clínica da Dor.

A Clínica da Dor tem o objetivo de tratar pacientes com dores crônicas osteo-musculares causadas por artroses, reumatismo, problemas de coluna, dentre outros. O serviço dispõe de médicos especialistas e de terapias alternativas como a acupuntura e agora RPG. O Centro de Especialidades funciona das 7h às 19h. A unidade funciona apenas com serviços agendados, através da Unidade de Saúde da Família e via Central de Marcação, não com atendimentos de urgência (24 horas).

“Vamos continuar investindo para melhorar a saúde da população de Juazeiro. Isso faz parte das mudanças que precisam ser feitas para que a comunidade receba serviços mais dignos. A unidade foi reaberta com novos conceitos de trabalhos, oferecendo mais conforto e avanços com a implantação de novos serviços, salas mais amplas e atendimentos humanizados, priorizando os idosos e portadores de doenças crônicas” enfatizou o secretário de saúde, Ubiratan Pedrosa.

Com Ascom/Sesau/PMJ

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *