Willames Costa

Compromisso com a informação

Mundo

Lagarde se reúne com Merkel; amanhã será recebida por Sarkozy

A diretora-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional) se reúne nesta terça-feira com a chanceler alemã, Angela Merkel, em um momento em que aumentam as pressões para que Grécia finalize o acordo com seus credores privados para a reestruturação da sua dívida.

Ontem, durante coletiva ao lado do presidente francês, Nicolas Sarkozy, Merkel ameaçou não liberar a próxima parcela do socorro financeiro aos gregos, caso o acordo não seja finalizado.

O acordo foi acertado em 26 de outubro do ano passado, e prevê que os bancos credores aceitem a perda de 50% do valor dos títulos da dívida grega, em troca de uma série de medidas de austeridade a serem adotadas pelo país. A meta é reduzir o deficit para 120% do PIB (Produto Interno Bruto) até 2020.

O FMI, a Comissão Europeia e o BCE (Banco Central Europeu), conhecidos como a ‘troika’, devem dar luz verde a um novo pacote de ajuda à Grécia para evitar a falência do país.

Segundo a imprensa alemã, o FMI tem sérias dúvidas sobre a capacidade de Atenas de resolver o problema da dívida.

O palácio do Eliseu anunciou nesta segunda-feira que Lagarde será recebida também por Sarkozy na quarta-feira para falar da situação econômica internacional e, mais em particular, da zona do euro.

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *