Willames Costa

Compromisso com a informação

Destaque

Mais de 10 mil cães e gatos já foram vacinados em Petrolina

Em duas semanas de atividades a Campanha de Vacinação Anti-Rábica Animal 2011 já vacinou, em Petrolina, mais de 10.000 cães e gatos. Durante esta semana, de 12 a 17 de dezembro, os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), visitarão os bairros Alto do Cocar, Jardim Brasília, Henrique Leite, Idalino Bezerra, Vila Eduardo, José e Maria e Dom Avelar, para, de porta em porta, imunizar os animais contra a raiva.

Para a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Kátia Coutinho, a Campanha vem acontecendo de forma muito positiva, alcançando os objetivos e metas estabelecidos no início do nosso trabalho. “Vacinamos cerca de 9 mil cães e 1.400 gatos, entre os dias 26 de novembro e 08 de dezembro. Para o sucesso da Campanha, contamos com o apoio da comunidade que tem sido bastante receptiva e atende muito bem os nossos agentes, entendendo a importância desta Campanha”, avaliou Kátia Coutinho.

A vacinação dos animais acontece uma vez ao ano e é extremamente importante para prevenir a raiva. De acordo com Kátia Coutinho, a partir dos três meses de vida todos os cães e gatos devem ser vacinados, pois são animais que fazem parte do convívio familiar e, caso venham adquirir a doença, também podem transmiti-la aos seres humanos.

A raiva é uma doença viral, caracterizada por inflamações progressivas, agudas e letais no cérebro, e que tem como principal vítima e transmissor, o mamífero. Em 2010, foram registrados no Brasil 12 casos de raiva em caninos, 3 em felinos e 2 em humanos, através de dados da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Cronograma Semanal de Vacinação da Campanha Anti-Rábica Animal 

Texto: Eneida Trindade
Foto: Marcizo Ventura

Com Ascom/PMP

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *