Willames Costa

Compromisso com a informação

Destaque Pernambuco

Mais de seis mil habitações populares estão sendo construídas em Petrolina

Os programas de habitação realizados pela Prefeitura Municipal de Petrolina vêm aproximando cada vez mais as famílias de Petrolina do sonho da casa própria. Hoje, o município possui o maior programa habitacional de Pernambuco, com mais de seis mil unidades, entre as que já foram construídas e as que estão em construção.

Com um investimento em torno dos 152 milhões de reais, as obras estão acontecendo em diversos pontos da cidade, como a Estrada da Banana, São Gonçalo, João de Deus, Cacheado e Pedra Linda. Estes números fazem com que Petrolina viva o melhor momento de sua história, no que diz respeito às ações voltadas para construção de moradias popular.

“O programa de habitação é uma das grandes ações que o município vem desenvolvendo nessa gestão. Nossa prioridade é atender quem mais precisa e a habitação é um sonho cultivado por todos, portanto, buscamos parcerias junto ao Governo Federal para que possamos viabilizar e atender às famílias de Petrolina. Em breve, entregaremos mil unidades habitacionais e também estaremos lançando um programa de habitação voltado para o servidor municipal como forma de atender toda a população”, explicou o prefeito Julio Lossio.

Programas como “Operações Coletivas”, da Prefeitura, e o “Minha Casa, Minha Vida”, em parceria com o Governo Federal, asseguram que mais pessoas em Petrolina vão passar a ter suas casas próprias. Exemplos são os condomínios Villa Verde e Villa Real, localizados nas imediações do bairro Antônio Cassimiro. Eles são equipados com quadra poliesportiva, salão de festas, parque infantil e guarita. Cada apartamento possui dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

Tanto o condomínio Villa Verde quanto o Villa Real fazem parte do programa “Minha Casa, Minha Vida”, e beneficiarão 992 famílias. A previsão é que as unidades sejam entregues aos moradores até o mês de março.

Outro bom exemplo do avanço que Petrolina vem conseguindo nos projetos de habitação fica no Conjunto Pedra Linda. Naquela comunidade, 500 casas, das quais 150 já foram entregues, fazem parte do Programa “Operações Coletivas”, desenvolvido pela Prefeitura e financiado pelo Ministério das Cidades, através do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). Este Programa possui um formato construtivo diferente de outros programas habitacionais, pois conta com a colaboração dos contemplados, que trabalham como serventes de pedreiro, na edificação das casas.

Participar de forma efetiva da construção do sonho da casa própria é motivo de orgulho para os moradores do Pedra Linda. “Estou muito feliz. Esse era um sonho que eu tinha, agora eu vou ajudar a minha filhar a construir o dela”, disse a dona de casa Marilena de Souza.

As casas do Conjunto Pedra Linda já vêm com toda a infraestrutura e haverá o trabalho de pavimentação das ruas.

No bairro Cacheado, a Prefeitura conseguiu, através do PAC2 (Programa de Aceleração do Crescimento), um investimento de 20 milhões de reais, que serão utilizados na urbanização e na construção de 400 casas populares.

Texto: Emerson Rocha
Fotos: Patrícia Telles

Com Ascom/PMP

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *