Willames Costa

Compromisso com a informação

Bahia Juazeiro Política Regional

Maternidade de Juazeiro dá inicio a Semana da Mulher

Aleide Lima Kananda Lima Tamires da Conceição

A Maternidade de Juazeiro iniciou nesta terça-feira, dia 05, a Semana da Mulher em atenção especial ao Dia Internacional da Mulher (08/03). A programação começou com a palestra sobre os Direitos da Mulher com a assistente social, Aleide Lima. “É importante fazer uma reflexão sobre o que as mulheres tinham, já conquistaram e sobre as repressões que ainda acontecem. O momento também é para orientar sobre a saúde”, argumentou.

A Maternidade de Juazeiro iniciou nesta terça-feira, dia 05, a Semana da Mulher em atenção especial ao Dia Internacional da Mulher (08/03). A programação começou com a palestra sobre os Direitos da Mulher com a assistente social, Aleide Lima. “É importante fazer uma reflexão sobre o que as mulheres tinham, já conquistaram e sobre as repressões que ainda acontecem. O momento também é para orientar sobre a saúde”, argumentou.

Muitas pacientes e acompanhantes de Juazeiro e de algumas localidades da região como Casa Nova, Filadélfia, participaram do encontro. Segundo Ednalva da Silva Gonçalves, o momento foi descontraído e informativo. “Adorei toda a assistência, inclusive a palestra. Juazeiro está de parabéns”, disse a agricultora de 46 anos, acompanhante de uma paciente e moradora de Filadélfia.

Ednalva completou suas afirmações falando das melhorias da saúde de sua filha, que há 9 dias teve uma filha na Maternidade. “Minha filha teve que ser transferida para cá para conseguir um atendimento mais seguro e completo. Ela enfrentou algumas dificuldades durante a gestação, mas na Maternidade toda a assistência necessária foi dada a minha menina. Tanto ela e seu filho estão bem. E eu só tenho a agradecer a Deus e ao município”, desabafou.

A moradora do Alto da Aliança, Kananda Lima dos Santos também ficou satisfeita. “Fiz meu pré-natal no posto de saúde com toda atenção que precisei e na Maternidade recebi os medicamentos corretos e o atendimento foi muito bom. Meu filho nasceu há 5 dias e passa bem”, destacou.

“Todo meu acompanhamento foi feito na unidade do Jardim Vitória. Tive meu primeiro filho de forma saudável, sem problemas e ainda estou aprendendo sobre meus direitos. Muito bom”, falou a dona de casa Tamires Maria da Conceição, 25 anos.

A coordenadora médica da Maternidade, Fabíola Ribeiro, agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância dos encontros. “Além de ser uma forma de reconhecimento, a Semana da Mulher vai passar informações que devem ser levadas durante a vida de todas nós. As palestras alertam sobre os devidos cuidados e dão mais qualidade de vida a sociedade feminina, prevenindo, principalmente todos os tipos de violência contra a mulher”, explicou.

Maternidade já atendeu mais de 7 mil mulheres

Desde agosto de 2010 que Juazeiro recebeu a Maternidade para oferecer uma atenção especial, humanizada e diferenciada a todas as mulheres do município e da região.  A unidade está totalmente estruturada para que as mulheres possam ter seus partos com qualidade e segurança.

Até final do ano passado, já foram mais de 7,5 mil partos realizados, tanto em mulheres de Juazeiro como vindas de cidades da região. Os municípios que possuem um número maior de mulheres assistidas na unidade são: Casa Nova: com quase 600 usuárias atendidas e Sobradinho, que já encaminhou mais de 600 gestantes para realização de partos e outros procedimentos.

A Maternidade Municipal tem recebido também mulheres vindas de cidades da região circunvizinha de Pernambuco, como Petrolina (138 mulheres já atendidas) e Afrânio (uma média de 40 gestantes assistidas).

Em parceria com o Ministério da Saúde, o município estará expandindo os serviços da unidade, com a implantação do Rede Cegonha e a criação de mais 52 novos leitos, 10 destes para atendimento dos recém-nascidos que por alguma razão teve complicações durante o parto. Dos novos serviços da Rede Cegonha será criado um Centro de Parto Normal, além de um serviço inovador, chamado de Unidade de Cuidados Intermediários, onde Juazeiro será uma das primeiras cidades do país a ser implantada, além da reforma do prédio.

O cuidado com a saúde levou Juazeiro a se destacar na avaliação realizada em março de 2012 pelo Ministério da Saúde, atingindo bons indicadores. Juazeiro ficou em primeiro lugar entre os municípios de médio porte na Bahia e na segunda colocação entre as cidades com mais de 200 mil habitantes de todo o Nordeste, incluindo as capitais.

Segundo dia da Semana da Mulher

A programação da Semana da Mulher na Maternidade segue até dia 08 de março. O objetivo é mostrar a importância da mulher para a Rede Municipal de Saúde e homenageá-las de forma educativa e saudável.

PROGRAMAÇÃO:

06/03, às 13h30, apresentação do projeto: ‘Direitos da Gestante e do Bebê’ com a estagiária do curso de Psicologia do setor de Humanização da Secretaria da Saúde, Carla Lorena Pesqueira;

08/03, às 14h30, palestra sobre a Saúde da Mulher com a médica obstetra, Fabíola Dantas Ribeiro, além de entrega de brindes e sorteio de cesta de artigos femininos.

Por Vânia Castro/Sesau

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *