Willames Costa

Compromisso com a informação

Mundo

Merkel expressa apoio a novo governo que tomou posse na Grécia

A chanceler alemã, Angela Merkel, assegurou nesta sexta-feira o novo primeiro-ministro grego, Lucas Papademos, que Berlim “apoiará” a Atenas em seus esforços por superar a crise que deixou esse país à beira da quebra.

“Desejo sorte em seu futuro trabalho como primeiro-ministro”, escreveu Merkel a Papademos. “Posso assegurar que a Alemanha apoiará a você e ao povo grego na luta para responder aos desafios comuns na Europa e na zona do euro”, disse.

O governo de coalizão grego de Lucas Papademos prestou juramento na tarde desta sexta-feira na Presidência, segundo imagens exibidas ao vivo pelo canal público de TV NET.

O governo de unidade nacional, anunciado nesta quinta-feira, tem ministros de ultradireita pela primeira vez desde o retorno da democracia após a ditadura militar, em 1974.

O socialista Evangelos Venizelos seguirá à frente do ministério das Finanças, enquanto o ex-comissário europeu Stavros Dimas, um liberal, será o chanceler do novo governo de unidade nacional.

O novo premiê foi nomeado ontem primeiro-ministro do governo interino de coalizão na Grécia. Seu governo deverá conduzir o país até a realização de eleições antecipadas, em 19 de fevereiro.

Nesse período, Papademos deverá aplicar o acordo firmado por líderes da zona do euro para o resgate da Grécia. O plano inclui um novo aporte financeiro ao país no valor de 130 bilhões de euros e a redução em 50% da dívida do país, além de exigir medidas de austeridade e reformas estruturais.

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *