Willames Costa

Compromisso com a informação

Mundo

Mitt Romney vence primária da Flórida e respira aliviado

Com o triunfo no estado, ex-governador de Massachusetts volta a ser o favorito para enfrentar Obama; principal rival, Gingrich ficou em um distante 2º lugar

Mitt Romney celebra a vitória na primária da Flórida

Mitt Romney celebra a vitória na primária da Flórida (Brian Snyder/Reuters)

Mitt Romney venceu a primária republicana no estado da Flórida e voltou à condição de favorito absoluto para ser o adversário de Barack Obama nas eleições presidenciais de novembro. Após ser atacado nos debates pelos rivais e ver ameaçada a sua liderança nas pesquisas, o ex-governador de Massachusetts conseguiu se impôr com tranquilidade frente ao ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich: Romney atingiu 46% dos votos contra 32% Gingrich. Os outros dois concorrentes ficaram bem atrás: o ex-senador Rick Santorum ficou com 13% dos votos e o congressista Ron Paul com 7%.

Infográfico: Os republicanos que querem o lugar de Barack Obama

Romney já mira em Obama – Imediatamente após o anúncio de seu triunfo o ex-governador postou uma mensagem no Twitter na qual afirmava: “Obrigado, Flórida! Embora tenhamos conquistado esta vitória, não devemos nos esquecer de que o objetivo nestas eleições é derrotar Barack Obama”.

Em seguida, Romney discursou a seus seguidores para agradecer a vitória e, já assumindo a condição de candidato do partido, atacar novamente Obama, com quem pretende concorrer no pleito de 6 de novembro. “Senhor presidente, elegeram-no para liderar, mas o senhor optou por seguir ordens. Chegou o momento de colocá-lo de lado”, avaliou Romney.

Leia também: Economia toma lugar da religião nos votos dos republicanos

Reviravolta – O resultado representa uma grande mudança quanto ao caminho que a campanha eleitoral tomava há apenas dez dias. Na ocasião, as primárias da Carolina do Sul davam vitória por 12% de diferença ao ex-presidente da Câmara, enquanto as pesquisas indicavam seu triunfo também na Flórida.

Porém, o ex-governador cresceu de forma constante nas pesquisas dos últimos dias depois de prevalecer sobre Gingrich nos dois debates realizados no estado. A conquista na Flórida é importante. O estado representa 50 delegados na convenção republicana, que vai ocorrer em agosto, em Tampa, cidade da Flórida. Com esse triunfo e o de New Hampshire, o republicano já soma 84 delegados. Gingrich conta até agora 27 delegados, enquanto Santorum tem dez e Paul soma oito. São necessários 1.144 para obter a candidatura republicana.

O grande desafio agora para Romney será sustentar sua vitória nas próximas primárias. Gingrich, seu maior rival, no entanto, indicou que ainda não se rendeu e que continuará sua batalha.

O ex-senador Rick Santorum – terceiro nas pesquisas – venceu no caucus de Iowa e Gingrich na Carolina do Sul. A próxima escala das primárias republicanas será no sábado, em Nevada.

Entenda como ocorre o processo de eleições dos EUA

«
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
»

O que ocorre em um caucus?

Os eleitores registrados pelos partidos em uma seção eleitoral se reúnem em um local determinado. Os representantes de cada candidato fazem um breve discurso, expondo seus pontos de vista. Nos caucus republicanos, em seguida começa a votação, que pode ser feita até com pedaços de papel. Os votos são contados e o percentual de cada candidato equivale o número de delegados da zona eleitoral que ele ganha. Os caucus democratas são um pouco mais complexos: após os discursos, os eleitores se dividem em grupos. Grupos pequenos demais são obrigados a se desfazer e seus integrantes a escolher outra opção. Em seguida, baseado no número de membros de cada grupo de apoio, define-se quantos delegados da zona eleitoral vão para cada candidato. Os caucus são realizados em 15 estados nos EUA. Nos demais, os candidatos são escolhidos por meio de primárias.

(Com Agência EFE)

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *