Willames Costa

Compromisso com a informação

Brasil

Moderno sistema operacional será implantado no Mercado do Produtor

Representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Ceasa Minas, estiveram nesta terça-feira (6) no Mercado do Produtor de Juazeiro apresentando o novo modelo de sistema operacional (mais moderno e eficiente) que será implantado no entreposto.

O Prohort – Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigrajeiro utilizado pelas maiores Ceasas do Brasil, foi apresentado ao secretário de Agricultura, Agnaldo Meira, o diretor do Mercado Justiniano Félix e equipe responsável pelo setor de estatística, através de simulações, feita pelo coordenador de informações de Mercado do Ceasa Minas, Ricardo Martins. “A importância do Mercado do Produtor de Juazeiro já foi estampada num diagnostico feito há 3 anos por nossa equipe. Hoje a convite da direção estamos conhecendo as particularidades do entreposto e a partir daí, iremos aplicar o programa que atenderá todas as necessidades, no que diz respeito às informações que o entreposto necessita”, explicou.

O novo sistema constará de manutenção de tabela, boletim informativo diário de preços, controle de entrada de produtos e veículos, dentre outros; tudo será informatizado com detalhes minuciosos de cada setor. “É um banco de dados pela internet, que irá garantir a segurança das informações. Não iremos correr o risco de perder dados, caso haja falha ou defeito nos computadores”, observou Aníbal Teixeira, representante da Prohort – Conab.

De acordo com o titular da SEADRUMA, Agnaldo Meira, a modernização além de melhorar os trabalhos administrativos do entreposto, dará mais segurança a todos, inclusive aos consumidores. “Já realizávamos esse controle, mais de uma forma não tão moderna, agora todas as informações de qualquer um que entrar no Mercado, comerciante ou visitante, estará guardada no banco de dados acessado facilmente por nossos funcionários do setor responsável”, destacou.

Durante a apresentação também foi mencionada a importância de Juazeiro na comercialização de produtos para outras Ceasas do país. O representante da Conab, Newton Araújo explicou que “dentre os 538 milhões de produtos hortifrutigranjeiros enviados da Bahia para as Ceasas de todo o Brasil, Juazeiro responde por mais de 97 milhões, correspondendo 18% do total; já em relação às hortaliças o município é responsável por 42% dos produtos enviados da Bahia para as Centrais de Abastecimento do país, uma constatação que fortalece cada vez mais o município”, informou.

O Mercado do Produtor tem um papel fundamental nesse resultado, pois é responsável pela escoação de grande parte da produção do Vale do São Francisco, fazendo com que o PIB juazeirense, baiano e brasileiro sofra um acréscimo positivo. “Além de ser uma das empresas que mais gera empregos diretos e indiretos na região”, observou Justiniano Félix, diretor do entreposto. Ao final do encontro, ficou definido que os funcionários do Mercado irão receber um treinamento dos técnicos da Ceasas Minas e conhecer de perto o sistema operacional da Central. A previsão é de que na próxima semana o novo sistema esteja em funcionamento.


Por Lene Radina/Seadruma

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *