Willames Costa

Compromisso com a informação

Mundo

Nevasca intensa deixa 11 mortos e 1,2 mil feridos no Japão

A tempestade causou cortes de luz que afetaram 48 mil lares na região que rodeia Tóquio, que com 27 centímetros de neve acumulados viveu a maior nevasca em 20 anos Foto: Reuters
A tempestade causou cortes de luz que afetaram 48 mil lares na região que rodeia Tóquio, que com 27 centímetros de neve acumulados viveu a maior nevasca em 20 anos
Foto: Reuters

Uma excepcional tempestade de neve em Tóquio e em outras áreas do Japão, a mais forte em cerca de meio século, deixou ao menos 11 mortos e mais de 1,2 mil feridos no país, indicou neste domingo a rede de televisão pública NHK.

Uma camada branca de 27 centímetros de espessura cobriu Tóquio, algo que não ocorria há 45 anos, segundo a agência de meteorologia japonesa.

A tempestade, que no sábado atingiu o sudeste da ilha japonesa de Honshu antes de chegar a Tóquio, se dirigiu ao nordeste e deixou 35 centímetros de neve na cidade costeira de Sendai, onde há 78 anos não se via uma nevasca desta magnitude.

Segundo a televisão pública japonesa, ao menos 11 pessoas morreram e uma está em estado grave por acidentes provocados pela neve, a maioria deles em estradas cobertas de gelo.

Cerca de 1,2 mil pessoas também ficaram feridas em todo o país, muitas delas por quedas devido ao piso escorregadio ou enquanto retiravam a neve de seus telhados. Mais de 20 MIL lares ficaram sem eletricidade na manhã deste domingo e 400 voos foram cancelados.

No aeroporto de Tóquio-Narita, 5 mil passageiros estavam bloqueados na manhã deste domingo, embora o tempo tenha melhorado ao longo do dia.

AFPAFP – Todos os direitos reservados. Está proibido todo tipo de reprodução sem autorização.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *