Celebração tem objetivo de resgatar a cultura religiosa dos maracatus.
Dez grupos participam do cortejo; concentração será nos Quatro Cantos.

celebração (Foto: Divulgação)
Carnaval e religião se misturam nesta segunda-feira (13) com a tradicional Noite dos Tambores Silenciosos de Olinda, que acontece no Sítio Histórico da cidade. O evento tem o objetivo de resgatar a cultura religiosa dos maracatus. Nesta oitava edição, o ritual contará com a participação de dez maracatus.
A concentração será a partir das 20h nos Quatro Cantos. O grupo, composto pelos maracatus Leão Coroado, Nação Camaleão, Nação Badia, Axé da Lua, Nação de Luanda, Nação Maracambuco, Nação Pernambuco, Nação Estrela de Olinda, Tigre e Estrela Brilhante de Igarassu, segue em cortejo até o Largo do Rosário, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, entoando cânticos acompanhados pelo som dos tambores e danças afro-brasileiras.
Conforme manda a tradição, à meia-noite, os tambores param e o silêncio tomará conta das ladeiras de Olinda. Este é o momento em que os maracatus pedem proteção aos ancestrais para o carnaval. A celebração será conduzida pelo mestre do maracatu mais antigo da cidade, o Leão Coroado.
Serviço:
Noite dos Tambores Silenciosos de Olinda
Segunda-feira (13) – a partir das 20h
Sítio Histórico – concentração nos Quatro Cantos
Com Do G1/PE