Willames Costa

Compromisso com a informação

Mundo

Número de mortos em atentado diante de igreja na Nigéria chega a 36

Trinta e seis pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas no domingo de Páscoa em um atentado perto de uma igreja de Kaduna, no norte da Nigéria, segundo nova contagem divulgada por fontes oficiais nesta segunda-feira (9).

O atentado não foi reivindicado ainda, mas as suspeitas recaem sobre o grupo islamita nigeriano Boko Haram, que lançou uma série de ataques contra igrejas em 25 de dezembro de 2011, no dia de Natal. O mais grave foi contra uma igreja próxima à capital Abuja. Na ocasião, 44 pessoas morreram.

A Nigéria, país da África com mais de 160 milhões de habitantes, é cenário frequente de ataques de islamitas.

Horas depois do atentado com mortes, ainda no domingo, houve a explosão de uma bomba na cidade de Jos, no centro da Nigéria, que deixou vários feridos, de acordo com as autoridades.

Um carro-bomba explodiu perto de uma igreja na Nigéria neste domingo (8), deixando 20 mortos (Foto: AFP)Carro-bomba explodiu perto de igreja na Nigéria no domingo (8) (Foto: AFP)

No ataque mais cedo, um carro-bomba explodiu perto da igreja. Segundo o comissário de polícia local, Mohammed Gingiri Abubakar, dois terroristas suicidas foram os responsáveis pela ação. A explosão aconteceu por volta das 6h30 (horário de Brasília) em uma zona comercial e de alto tráfego de veículos, atingindo principalmente mototaxistas.

Na missa de Páscoa na praça da basílica de São Pedro, o Papa Bento 16 condenou os “sangrentos atentados” na Nigéria durante a mensagem “urbi et orbi” (à cidade de Roma e ao mundo).

Fonte: Do G1, com informações da France Presse

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *