Willames Costa

Compromisso com a informação

Mundo

Obama faz balanço do ano e olha com otimismo para 2012

Larry Downing/Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mostrou-se otimista neste sábado a respeito das perspectivas de seu país em 2012 ao fazer o balanço do ano que acaba, em um momento que considerou “decisivo para a classe média”.

Em sua mensagem semanal de rádio à nação, Obama desejou um feliz Ano-Novo aos americanos e assinalou como momentos chaves de 2011 o fim da Guerra do Iraque e a morte de Osama bin Laden em 2 de maio em Abbottabad (Paquistão), o que considerou “um golpe demolidor à Al Qaeda” que tornou os Estados Unidos um lugar mais seguro.

Em Honolulu (Havaí), onde está de férias com sua família, Obama considerou que o país “começou a ver sinais de recuperação econômica” neste ano, “inclusive quando muitos americanos ainda estão lutando para seguir adiante”.

Para 2012 previu “ainda mais mudanças”, mas ressaltou que os americanos estão mais otimistas.

“Ao começar o ano novo, tenho a esperança de que temos o que é preciso para enfrentar essas mudanças e sermos ainda mais fortes; fazer crescer nossa economia, criar mais empregos e fortalecer a classe média”, afirmou.

Obama se mostrou esperançoso com a decisão tomada pelo Congresso em 23 de dezembro, ao aprovar a prorrogação de dois meses para os cortes de impostos aos trabalhadores e para os subsídios a 2 milhões de desempregados, como havia pedido a Casa Branca.

“Espero que o Congresso termine seu trabalho ao estender estas disposições até o fim de 2012”, acrescentou o presidente.

O ano que entra é “decisivo para a classe média”, e nele haverá “alguns debates e algumas brigas difíceis”, previu. “Em muitos aspectos, as medidas dos próximos meses ajudarão a determinar o país que desejamos e o que ficará para nossos filhos e netos.”

Em 2012, serão realizadas eleições presidenciais nos Estados Unidos. Obama já anunciou que vai concorrer à reeleição.

DA EFE, EM WASHINGTON

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *