Willames Costa

Compromisso com a informação

Mundo

Obama recebe vice chinês e pede equilíbrio econômico

O presidente americano Barack Obama recebeu nesta terça-feira na Casa Branca o vice-presidente chinês, Xi Jinping, cotado para assumir a presidência do país asiático a partir de 2013. Obama pressionou o provável futuro líder chinês sobre a importância de um maior equilíbrio comercial entre as duas nações.

Em pronunciamento, Obama disse que eles conversaram sobre as relações bilaterais dos países e sobre a cooperação em questões referentes aos direitos humanos.

Obama disse que acredita em uma China forte e próspera e espera que os dois países continuem mantendo a mesma relação dos últimos anos.

A troca de afagos esconde divergências em questões econômicas, como a desvalorização do yuan, e políticas, como a crise síria e o programa nuclear iraniano.

“Com prosperidade vêm responsabilidades”, disse Obama que ainda pediu o apoio chinês no desenvolvimento de melhores relações internacionais que possam trazer estabilidade e segurança para chineses e americanos.

Segundo informações do “Wall Street Journal” o superávit comercial da China em relação aos EUA, aumentou em 2011 para US$ 202 bilhões, frente a US$ 181 bilhões em 2010.

Com a Folha.com

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *