Willames Costa

Compromisso com a informação

Natureza

Organização da Rio+20 confirma presença de 102 chefes de Estado

A menos de 15 dias para a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, o secretário nacional do Comitê Organizador, Laudemar Aguiar, confirmou nesta quarta-feira (30) a presença de 102 chefes de Estado no evento. Segundo ele, também virão ao Rio de Janeirodelegações de 176 países.

A Rio+20 recebe este nome por ocorrer vinte anos depois da Rio 92 (também conhecida como Eco 92), considerada a maior conferência sobre meio ambiente já realizada, que popularizou o conceito de “desenvolvimento sustentável”. A conferência ocorre de 13 a 22 de junho e está dividida em três partes.

“Todos os países membros da ONU [Organização das Nações Unidas] confirmaram presença de representantes na Rio+20, seja por meio de chefes de Estado, ministros ou secretários. Não é apenas o número de pessoas que mostra a grandiosidade do evento. Esse número de participação pode ser maior se somado a todos órgãos envolvidos”, disse o secretario.

Laudemar Aguiar, secretário-geral do Comitê Nacional de organização da Rio+20 (ao centro) fala em coletiva no Rio de Janeiro. (Foto: Rodrigo Vianna/G1)Laudemar Aguiar, secretário-geral do Comitê Nacional de organização da Rio+20 (ao centro) fala em coletiva no Rio de Janeiro. (Foto: Rodrigo Vianna/G1)

O anuncio foi feito durante a apresentação das instalações para a conferência no Riocentro, na Zona Oeste do Rio. A organização da Rio+20 confirmou que 350 ônibus farão o transporte das delegações credenciadas até os locais do evento. De acordo com Aguiar, o Comitê Organizador vai entregar o Riocentro à ONU no próximo dia 5 de junho.

Sem divulgação
No entanto, ele não divulgou os nomes dos líderes de governo que participarão do segmento de alto nível, previsto para acontecer entre 20 e 22 de junho. De acordo com ele, “não é obrigação do governo brasileiro confirmar ou não a vinda de chefes de Estado. Esse papel cabe aos países e seus governos”.

Até agora, confirmaram presença o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, o novo presidente da França, Fraçois Hollande, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin. A chanceler da Alemanha Angela Merkel informou no começo de maio que não participará do encontro, o que já foi feito pelo Primeiro Ministro do Reino Unido, David Cameron.

Fonte: Do G1 RJ

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *