Willames Costa

Compromisso com a informação

Mundo

Países da zona do euro devem dar mais poderes à UE, diz Merkel

A chanceler (premiê) alemã Angela Merkel repetiu neste domingo seu pedido para que os países da zona do euro concedam mais poderes a Bruxelas, pressionando por mais união fiscal e política.

Em entrevista à televisão alemã ZDF, Merkel disse: “Queremos manter o euro, com todos os países que têm a moeda. Mas isso requer uma mudança fundamental da nossa política, e mais ‘Europa'”.

“Vamos ter que dar mais poderes a Bruxelas, por exemplo o direito de intervir se os países não cumprirem o pacto de estabilidade e crescimento”, acrescentou.

Falando em conferência de seu partido Democrata Cristão, Merkel afirmou: “passo a passo, queremos mais Europa. Isso significa que a União Europeia e a zona do euro vão crescer juntos. De outro modo, as pessoas não acreditarão que queremos realmente resolver nossos problemas.”

“Precisamos recriar a moeda e a união econômica criada pelos fundadores do euro. Precisamos aperfeiçoar isso, transformar isso numa união fiscal e então em uma união política. A crise nos ensinou isso, e vamos nos esforçar muito.”

DA REUTERS, EM BERLIM

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *