Willames Costa

Compromisso com a informação

Brasil

Papa indica representante da Sé no Brasil para cargo em congregação

O papa Bento 16 nomeou Lorenzo Baldisseri, 71, então núncio apostólico no Brasil, para o cargo de secretário da Congregação para os Bispos.

Alan Marques 12.set.2006/Folhapress
Bento 16 nomeou Baldisseri para o cargo de secretário da Congregação para os Bispos
Bento 16 nomeou Baldisseri para o cargo de secretário da Congregação para os Bispos

A informação foi divulgada nesta quarta-feira (11) pela sala de imprensa do Vaticano.

Baldisseri nasceu na Itália em 29 de setembro de 1940 e recebeu a ordenação sacerdotal em 29 de junho de 1963. Ele foi consagrado bispo em março de 1992.

O bispo é núncio apostólico (representante diplomático da Santa Sé) no Brasil desde 2002. Ele já exerceu tarefas no Haiti, no Paraguai, na Índia e no Nepal.

A Congregação tem, entre outros atributos, a missão de eleger os bispos.

Em nota, o cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Raymundo Damasceno Assis, saudou a nomeação de Baldisseri.

“A CNBB felicita a dom Lorenzo Baldisseri pela nomeação para o cargo de Secretário da Congregação para os Bispos, um dos mais importantes dicastérios da Cúria Romana. Reconhecemos, com gratidão, sua trajetória como núncio apostólico no Brasil, marcada por excelente atuação tanto junto às autoridades brasileiras como representante do papa, quanto pelo seu zelo apostólico manifestado pelas visitas pastorais realizados a numerosas dioceses.”

Segundo Damasceno, o secretário somou inúmeros méritos, como o encaminhamento de grande número de nomeações de bispos e a criação de várias dioceses e teve “decisiva participação na conclusão do acordo entre o governo brasileiro e a Santa Sé que estabeleceu o Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil em 2010”.

DA ANSA, NO VATICANO

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *