Willames Costa

Compromisso com a informação

Pernambuco

Petrolina implanta programa ‘Coleta Seletiva’

Na manhã desta terça-feira (24), o prefeito Julio Lossio lançou oficialmente o programa ‘Coleta Seletiva’, um convênio entre a prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Infraestrutura com a Ecovale do São Francisco. O programa visa oferecer uma destinação melhor aos resíduos produzidos pela população de Petrolina, além de proporcionar renda a profissionais que vivem do recolhimento e reciclagem dos lixos.

Reunindo na cerimônia de lançamento o vice-prefeito Domingos Sávio Guimarães, secretariado do Executivo, representantes de associações, comunidade civil e imprensa, também foram apresentados aos presentes os parceiros do programa e o trabalho que já vem sendo desenvolvido nos condomínios de Petrolina, há cerca de três meses.Com 80% dos condomínios cadastrados, o programa oferece coletores para a devida separação de materiais reciclável do não-reciclável, possibilitando a transformação do material reaproveitável em fonte de renda. Ivanilda Correia, síndica do condomínio Sol Nascente II, que já desenvolve o programa, afirmou que a ação é bastante positiva, pois envolve todos. “É uma ação benéfica, porque ajuda as pessoas menos favorecidas e o meio ambiente”, declarou.

A participação da população no ‘Coleta Seletiva’ está divida em três etapas: a primeira conta com os condomínios e comerciantes; a segunda, escolas das redes pública e privada e catadores de lixo e a terceira etapa reúne a população dos bairros, carroceiros e caçambeiros.

“Estamos ampliando o programa a partir de fevereiro para todas as escolas do município. Também iremos contar com o apoio da Associação dos Carroceiros de Petrolina (ACAPE), através da padronização das carroças, emplacamento, fardamento dos carroceiros e entrega do Equipamento de Proteção Individual (EPI), tudo isso está sendo planejado para garantir a coleta nos bairros”, informou o coordenador do programa ‘Coleta Seletiva’, Rosivaldo de Souza. O material recolhido será vendido para as empresas parceiras que trabalham com reciclagem no município, e a renda obtida garante a compra de equipamentos para programas sociais do município. Além disso, a separação dos resíduos facilita o trabalho das pessoas que vivem da venda de matérias recicláveis, evitando assim o contato direto dessas pessoas com materiais degradados e/ou produtos tóxicos.

De acordo com o Secretário de Infraestrutura, Ricardo Rocha, várias ações estão sendo desenvolvidas a fim de agregar toda a população de Petrolina. “Vamos substituir as carroças velhas por novas sem ônus para o carroceiro e com isso vamos oferecer um modelo de vida melhor para população”, declarou. Idealizador do programa, o prefeito Julio Lossio esclareceu que a iniciativa em lançar o ‘Coleta Seletiva’ depois da sua implantação é para apresentar uma ação que já esteja dando certo em Petrolina. “Com três meses de implantação o programa ‘Coleta Seletiva’ tem como objetivo fazer a separação de maneira responsável, gerando fonte de receita para as comunidades. Temos tudo para melhorar o aproveitamento do lixo em nossa cidade de forma sustentável” , afirmou.

Fique sabendo:
A coleta seletiva e o devido reaproveitamento dos materiais coletados geram muitos benefícios para a sociedade.

• Redução da poluição do solo, água e ar;
• Melhoria da limpeza da cidade e da qualidade de vida de todos;
• Prolongamento da vida útil de aterros sanitários;
• Melhoria da produção de compostos orgânicos;
• Geração de emprego para a população não qualificada e receita para os pequenos e microempresários com a comercialização dos recicláveis;
• Auxílio na manutenção da cidade limpa, formando uma consciência ecológica.

Texto: Cíntia Sacramento
Foto: Gilson Pereira

Com Ascom/PMP

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *