Willames Costa

Compromisso com a informação

Destaque Pernambuco

Petrolina terá Centro Tecnológico do ITEP

A prefeitura de Petrolina e o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) firmaram um convênio para trazer um Centro Tecnológico para a cidade. A implantação já está garantida e conta com recursos da Prefeitura Municipal de Petrolina, do Ministério da Educação, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, e da Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado.

A Prefeitura de Petrolina irá ceder uma área avaliada em mais de R$ 2 milhões de reais e também ficará responsável pela infraestrutura da obra. O Centro Tecnológico do ITEP de Petrolina será construído em uma área de pouco mais de 27.000m², no bairro Quati II.

A Secretária de Planejamento do município, Marlize Mainardes, esteve reunida com a equipe do ITEP, ontem (11), para definir os últimos ajustes desta implantação antes do inicio da licitação das obras. “O Centro Tecnológico vai oferecer cursos do nível médio e superior gratuito às pessoas de Petrolina. A localização do centro também vai estimular que os moradores dos bairros próximos busquem esta formação, como forma de atrair as pessoas que mais precisam”, informou.

Como a região é uma área de agricultura irrigada, o centro vai direcionar os cursos para este segmento. Além de cursos técnicos e superiores, o centro também irá dispor de laboratórios de pesquisa.

“Petrolina mais uma vez avança na educação. A implantação do Centro Tecnológico do ITEP em nosso município é um incentivo à pesquisa que vai favorecer a agricultura irrigada da nossa região. Petrolina tem o terceiro maior PIB do Brasil na Fruticultura Irrigada, além de ser um dos maiores exportadores de uva e manga, portanto, temos o compromisso em investir na educação e tecnologia para qualificar nossa mão de obra”, afirmou o prefeito Julio Lossio.

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco é um centro de referência regional na oferta de soluções tecnológicas para o setor produtivo, visando a modernização e o desenvolvimento sustentável de Pernambuco e da Região Nordeste.

O ITEP conta com Centros Tecnológicos em Caruaru, Araripina, Serra Talhada, Olinda e Garanhuns e um escritório em Roterdã, na Holanda, com cursos nas áreas de Segurança Alimentar; Química e Biotecnologia; Tecnologias Ambientais; Biocombustíveis, Petróleo e Derivados; Meteorologia; Geotecnologia; Construção Civil e Geotecnia; Indústria de Base Tecnológica e Serviço; Ciência e Tecnologia de Materiais; Metrologia, Instrumentação e Automação; Normalização, Qualidade e Certificação; Tecnologia da Informação e Comunicação; Atividades Produtivas; Capacitação Tecnológica.

Texto: Cíntia Sacramento

Com Ascom/PMP

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *