Willames Costa

Compromisso com a informação

Mundo

Polícia desmonta acampamento da Califórnia; 50 pessoas são presas

Mais de 50 manifestantes do movimento “Ocupe São Francisco”, inspirados pelos protestos anticapitalismo iniciado no centro financeiro de Nova York, foram presos durante operação policial nesta quarta-feira para desmontar o acampamento que durava meses na cidade da Califórnia.

A prefeitura já havia alertado os participantes do protesto diversas vezes para que se retirassem da praça pública nas últimas semanas e tentou negociar a remoção do acampamento para outro local.

Stephen Lam/Reuters
Polícia desmonta acampamento da Califórnia; 50 pessoas são presas
Polícia desmonta acampamento da Califórnia; 50 pessoas são presas

O local que acolhia centenas de pessoas estava sendo mantido limpo e relativamente em ordem, mas estava gerando muitas reclamações dos comerciantes da região.

O acampamento de São Francisco era o último entre os grandes do movimento iniciado pelo “Ocupe Wall Street” que sobrevivia após as polícias de Los Angeles e da Filadélfia terem desmontado os acampamentos de tais cidades.

A ação policial pegou os manifestantes californianos de surpresa. Centenas de oficiais cercaram o acampamento por volta das 2h da madrugada (horário local) e começaram a desmontar as barracas, depois de darem ordem para as pessoas deixarem o local.

Mais de 50 pessoas foram presas e dois policiais foram agredidos, segundo informações oficiais. Alguns manifestantes voltaram à região e supostamente planejavam montar as barracas em outros locais.

Autoridades de diversas cidades americanas, muitas vezes citando questões de segurança e saúde pública, desmantelaram os acampamentos parte dos protestos originados pelo movimento “Ocupe” de Nova York contra a desigualdade econômica e os excessos do sistema financeiro dos Estados Unidos.

DA REUTERS

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *