Willames Costa

Compromisso com a informação

Regional

Prefeito Isaac assina pacto de adesão ao SNC durante Conferência Territorial

Durante a abertura da 2ª Conferência Territorial de Cultura do Sertão do São Francisco, neste dia 5 no Centro de Cultura João Gilberto, o Prefeito Isaac Carvalho assinou o pacto de adesão de Juazeiro ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). Com esse ato o Chefe do Executivo endossa o compromisso do município em elaborar e efetivar o Plano Municipal de Cultura, além de consolidar os mecanismos para a aplicação das políticas públicas no setor. Também assinaram o documento o secretário estadual de cultura, Albino Rubim, e a representante do Ministério da Cultura (MinC), Mônica Trigo.

“Através desse pacto fortaleceremos as ações governamentais na cultura e trabalharemos de forma integrada com todos os municípios do território. O sertão tem uma cultura forte e precisamos potencializá-la mediante esses mecanismos desenvolvidos pelo Ministério para que essa importante área possa gerar ainda mais emprego e renda, além de levar entretenimento de qualidade à população”, ressaltou Isaac Carvalho.

Mônica Trigo endossou o acordo de cooperação do MinC com o território do São Francisco. “A Ministra Ana de Hollanda vem mantendo e ampliando o compromisso firmado na gestão do ex Presidente Lula na descentralização do fomento à cultura em nosso país. E é com muita alegria que anuncio a instalação de um escritório regional do Ministério em Salvador, o que permitirá uma aproximação ainda maior com todos os territórios baianos, em especial com estes municípios do sertão que possuem uma cultura tão rica e plural”, destacou.

 

 

 

O secretário estadual, Albino Rubim, falou sobre a importância das conferências territoriais e anunciou que a Bahia está prestes a criar a Lei Orgânica da Cultura (LOC). “A Lei já está sendo encaminhada para aprovação na Assembléia Legislativa e em breve esperamos contar com mais esse reforço para consolidarmos a ampliação e descentralização dos recursos na cultura de todo o estado. A Bahia tem uma cultura muito rica e o papel da Secult é incentivar e potencializar toda a nossa diversidade”.

Também estiveram presentes na solenidade o secretário de igualdade, assistência social e cultura de Juazeiro, Crisóstomo Lima, o gerente da pasta Beto Borges, o subsecretário da Serin, Pedro Alcântara, o Prefeito de Curaçá, Salvador Lopes, e o representante do Ponto de Cultura “Transformar-te”, Dimael Barbosa. O público foi brindado com uma bela apresentação da Orquestra de Câmara de Curaçá, que emocionou a todos executando as peças “Ave Maria Sertaneja”, “Hino de São Francisco de Assis” e “Ode a São Benedito”.

A 3ª Conferência Territorial de Cultura continua nesta quinta-feira (6), com a Leitura do Regimento, palestras, debates e discussão dos eixos temáticos. Após a apresentação e aprovação das propostas serão eleitos os delegados do território para a Conferência Estadual, que acontecerá de 30/11 a 03/12, em Vitória da Conquista.

Com Ascom/Seiasc/PMJ

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *