Prefeito Julio Lossio participa de reunião com enfermeiros das Unidades AME Saúde da Família e define estratégias
De acordo com o prefeito Julio Lossio, as reuniões estão acontecendo juntamente com a equipe da SMS para que seja analisado o que atualmente é realizado, além de estudar ações que irão ajudar a melhorar os serviços de saúde disponibilizados nas UBS. “Há tempos estamos estudando um modelo de saúde adequado para o nosso município. Já chegamos ao tipo de UBS ideal, com uma estrutura diferenciada e agora queremos investir cada vez mais na equipe. Queremos um maior protagonismo para os demais profissionais que trabalham na Estratégia Saúde da Família, que são aqueles que estão em contato direto e permanente com a população”, frisou.
Durante a reunião, foram apresentadas as linhas de atuação que merecem destaque e que devem ser trabalhadas com rigor. Entre as áreas que irão receber atenção redobrada por parte dos enfermeiros estão a saúde do homem, saúde da mulher, diabetes e hipertensão, além da linha materno-infantil. “Desde que assumimos a gestão que estamos reformulando vários setores da saúde, implementando novas medidas e ações. Nesse momento estamos voltados para os profissionais e iremos investir nisso. Vamos especializar e capacitar os enfermeiros para atuarem em áreas específicas, pois queremos uma maior atenção em relação a algumas situações. Vamos estimular e apoiar nossos profissionais”, explicou a secretária Lúcia Giesta.
No final da reunião, ficou definido qual será a área de atuação de cada profissional e como será executado este trabalho. “Sabemos que cada um tem afinidade por linhas de cuidado diferentes e estamos formando nosso quadro levando em conta a aptidão dos membros da nossa equipe. Para poder iniciar esse trabalho estamos vendo qual a nossa real situação e quais serão as novas metas que devemos atingir a partir de agora. Estamos pactuando o que vamos começar a fazer diferente”, esclareceu Lúcia Giesta. Neste primeiro momento, a iniciativa será implantada nas Unidades AME Lia Bezerra e AME Leonor Elisa. Na medida em que as demais unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado forem sendo inauguradas, as ações também passarão a ser desenvolvidas nestes locais
Texto: Taisa Alencar
Foto: Gilson Pereira
Com Ascom/PMP