Willames Costa

Compromisso com a informação

Destaque Pernambuco Regional

Prefeito Julio Lossio reúne-se com a Comissão de Apoio à construção da Arena de Esportes em Petrolina

Buscando garantir Petrolina como sub-sede para Copa de 2014, o prefeito Julio Lossio reuniu-se na manhã desta quinta-feira (05) com a Comissão de Apoio à construção da Arena de Esportes em Petrolina, formada por representantes do legislativo municipal, executivo municipal, segurança pública, instituições privadas e sociedade civil. A reunião tinha como foco discutir a viabilidade da construção da Arena de Esportes em Petrolina, destacando os atrativos que Petrolina oferece bem como as necessidades emergenciais para sua concretização.

Iniciando as discussões para a construção da Arena de Esportes em Petrolina, foi realizada no dia 27 de dezembro de 2011 uma Audiência Pública solicitada pelo Presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho. O Secretário de Esportes, Ailton Guimarães, participou da audiência e da reunião e pontuou a valorização do esporte na região com a instalação da arena. “A Secretaria de Esportes vem desenvolvendo ações na área esportiva que irão se somar às possibilidades oferecidas com a construção da arena. Petrolina poderá se beneficiar sediando competições de nível estadual e até nacional trazendo para a cidade grandes públicos e delegações”, afirmou.

Numa localização privilegiada, Petrolina dispõe de características atrativas para recepcionar as seleções que participarão da Copa. A comissão destacou o potencial turístico da cidade, o crescimento da rede hoteleira, o clima sem chuvas no mês em que é realizado o campeonato, o aeroporto que facilita o deslocamento dos atletas e a garantia da segurança através das presenças em Petrolina da unidade de elite do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal.

Membro da comissão, Nivaldo Carvalho, presidente da Associação Integrada de Turismo na Ride – ASSITUR/Petrolina – destacou os pontos que favorecem a construção da Arena. “Petrolina tem todos os parâmetros que poderiam se exigir para atrair as seleções que irão jogar em Recife ou Salvador, como a sua capacidade produtiva das frutas, a produção vitivinícola da região, o enoturismo bem desenvolvido e a infraestrutura aeroportuária que possibilita uma integração mais rápida entre as cidades onde acontecerão os jogos. Temos que aproveitar a vinda da Copa para o Nordeste para tornar Petrolina um grande destino turístico”, afirmou.

Na reunião, ficou acordado que serão formulados Projetos de Lei para a criação de uma Secretaria de Turismo que ficará responsável pelas ações relacionadas à construção da arena focando na Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016; Projeto de Lei propondo a alienação da área onde fica o Estádio Paulo Coelho ou outras áreas a depender do valor dessas áreas e a criação de um Projeto de Lei que determine que todos os eventos privados de Petrolina de grande porte aconteçam na Arena após sua construção.

“Desde que foi confirmada a realização da Copa no Brasil, a gente vem pensando em ações que pudessem permitir a Petrolina receber delegações durante as competições. Petrolina tem uma série de pontos positivos como o clima, segurança, saúde, infraestrutura, turismo, hotéis, sistema viário que tornam a cidade capaz de sub-sediar a Copa. Contudo, nosso grande foco, poder executivo juntamente com a comissão, é pensar de onde virão os recursos para a construção da arena, precisamos lutar fortemente por isso, pois garantindo a construção da arena, sem dúvida nenhuma as delegações se interessem em vir para a nossa cidade”, finalizou o prefeito Julio Lossio.

Texto: Cíntia Sacramento
Foto: Marcizo Ventura

Com Ascom/PMP

1 COMMENTS

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *