Willames Costa

Compromisso com a informação

Destaque Regional

Prefeito Julio Lossio reúne-se com representantes das Associações de Aquicultores para definir incentivos ao Programa de Psicultura

O prefeito Julio Lossio reuniu-se no Gabinete Municipal, na tarde de ontem (16), com representantes das Associações de Aquicultores das Comunidades de Porto da Ilha, Pedra Grande e Vila Salu para ajustar definições e viabilizar crédito através do Banco do Empreendedor, para o Programa de Psicultura de tanque-rede nessas comunidades. Também estiveram presentes na reunião, o Secretário de Irrigação, Newton Matsumoto, o Assessor Especial de Finanças, Alvanílson Pires e o vereador Ibamar Fernandes (PRTP).

O Programa de Psicultura visa o desenvolvimento de alevinos no tanque-rede para a geração de renda às famílias das localidades, além de colaborar na revitalização do Rio São Francisco. Na reunião ficou acordado que os representantes das associações irão encaminhar um projeto ao Banco do Empreendedor requerendo recursos para o  programa. “A Prefeitura mais uma vez chega junto à comunidade no sentido de viabilizar mais um empreendimento. Nessa ocasião, a cooperativa está pleiteando o apoio do banco do empreendedor e vamos disponibilizar o recurso para aquisição dos alevinos e da ração, que no momento é o mais importante”, afirmou Alvanílson Pires.

Ao todo, foram distribuídos nas três comunidades 45 tanques-rede. Cada tanque comporta 800 kg de peixes, que serão comprados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e doados às entidades filantrópicas de Petrolina. “O Rio São Francisco está escasso de peixes, e a pesca de tanque-rede vai ajudar as comunidades e vai evitar a degradação do rio”, afirmou o presidente da Associação de Aquicultura de Porto da Ilha, Alexandre Pereira da Silva.

A Prefeitura de Petrolina, além dos tanques-rede, está oferecendo os alevinos; capacitação aos pescadores sobre empreendedorismo, meio ambiente, manejo e tecnologia do pescado, associativismo, entre outros temas; e com este novo acordo também vai oferecer recursos para compra de rações. “Através do Banco do Empreendedor, nós vamos facilitar a aquisição de todo o material necessário para a criação dos peixes em tanque-rede. Esta reunião pretende dar celeridade ao projeto que vai beneficiar as famílias dessas comunidades e os pescadores”, salientou o prefeito Julio Lossio.

Texto: Cíntia Sacramento

Com Ascom/PMP

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *