Willames Costa

Compromisso com a informação

Política Regional

Prefeito participa da abertura da 23ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada

O Prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho participou na noite desta quarta-feira (23), no Centro de Convenções Nilo Coelho, em Petrolina, da abertura oficial da 23ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri). O evento que reuniu representantes políticas, institucionais, empresários e membros da sociedade civil foi marcado por pronunciamentos que enalteceram o Vale do São Francisco, além da importância e grandiosidade do evento.

De acordo como vice-prefeito de Petrolina e organizador do evento, Domingos Sávio a solicitação para realização de um grande evento foi cumprida. “O preito Júlio Lóssio nos deu a incumbência de realizar uma grande feira, voltada para enaltecer o potencial da agricultura irrigada e acredito que está sendo cumprida. Percebemos esse ano, que deveríamos dar um foco maior a agricultura familiar – setor que movimenta 70% da economia regional, além de outros setores como a caprinovinocultura, piscicultura, e muito mais. É uma honra poder fazer parte da história de tão grandioso evento”, declarou.

O Presidente da Codevasf, Elmo Vaz Basto falou da felicidade em participar pela primeira vez do evento. “Já sabia da importância da Fenagri, e hoje me sinto feliz em poder participar dessa cerimônia e conhecer tão importante evento. Um dos nossos primórdios como instituição é unir o desenvolvimento econômico com o social, e a feira também trabalha para isso. Acredito que com o potencial e importância que o Vale do São Francisco possui, essa meta se concretizará muito em breve”, observou.

A Fenagri 2012 que acontece até sábado (26), tem como objetivo apresentar as potencialidades agroindustriais do Vale do São Francisco e expor as últimas novidades tecnológicas da área. Em seu discurso o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho fez um breve resumo sobre o surgimento da feira, e destacou a importância da parceria entre Juazeiro e Petrolina na realização compartilhada do evento. “A feira que começou como a Festa do Melão em Juazeiro e que após anos ganhou força e transformou-se na Fenagri (evento alternado por Juazeiro e Petrolina) é um dos marcos para o agronegócio da região. Vamos fortalecer cada vez mais essa parceira, entre as duas cidades através de outros setores também. Hoje quero parabenizar os organizadores, expositores e todos que fazem desse evento um grande sucesso” frisou Isaac.

                                                                              

O Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho falou dos avanços alcançados para a agricultura irrigada, dando destaque a Lei Nacional de Irrigação, “que dentre muitas coisas, irá possibilitar a ampliação do horário reservado para atividades de irrigação, além de criar a chance de sepultarmos os considerados K1 dos projetos irrigados (recurso cobrado do produtor calculado por hectares irrigado)”, destacou. Já o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio falou das dificuldades que o semiárido vem enfrentando em conseqüência da seca, mas frisou a possibilidade de crescimento dentro dessa realidade.

“O semiárido é um clima diferenciado e mesmo com toda essa problemática referente à seca, hoje é um dia de comemorar, pois foi esse ano Petrolina alcançou recordes na produção e comercialização de frutas. É preciso saber usar as dificuldades ao nosso favor, e a Fenagri está sendo uma prova disso, um sucesso alcançado já no primeiro dia”, disse.

Também estiveram presentes na cerimônia, o chefe geral da Embrapa Semiárido, Natoniel Franklin, o presidente da Codevasf Elmo Vaz Basto; o Presidente da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), Luiz Gonzaga Paes Landim, o Diretor da Câmara da Fruticultura de Petrolina, Edis Ken Matsumoto; o vice-governador do estado de Pernambuco, Francisco de Assis Rodrigues; dentre outros.

Por Lene Radina/Seadruma

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *