Willames Costa

Compromisso com a informação

Pernambuco Petrolina

Prefeitura de Petrolina participa de debate sobre a Caatinga na Conferência das Nações Unidas

Integrando a programação da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), no dia 18 de junho acontecerá o encontro de secretários e gestores de meio ambiente dos estados e municípios. A reunião é promovida pela Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA) e pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA).Durante o encontro serão debatidos: a Carta Amazônica Brasileira; o Pacto Nacional pela Gestão das Águas; a Carta do Cerrado – conservação e desenvolvimento do bioma; a Carta da Caatinga; Além dos painéis de políticas públicas para a mata atlântica e sobre o financiamento do desenvolvimento sustentável. Diversas autoridades estarão presentes no evento, entre elas, o secretário do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc, o presidente da ABEMA, Hélio Gurgel Cavalcanti e o presidente da ANAMMA, Mauro Buarque.

O diretor-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) de Petrolina, Geraldo Junior, participará da mesa redonda que apresentará a Carta da Caatinga – resultado amplo do processo de debate com a sociedade dos estados que possuem o bioma. “A Carta formaliza os compromissos que serão assumidos pelos governos, parlamento, setor privado, terceiro setor, movimentos sociais, comunidade acadêmica e entidades que objetivam o desenvolvimento sustentável da Caatinga e, pela primeira vez, o município de Petrolina será atuante nesse debate”, explicou Geraldo Junior.

Na Rio+20, conferência realizada entre os dias 20 e 22 deste mês, líderes mundiais e sociedade civil devem tomar decisões, anunciar compromissos e estimular ações para reduzir a pobreza, a desigualdade e assegurar proteção ambiental num planeta cada vez mais habitado. Mais de 100 Presidentes e Primeiros-Ministros, assim como o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, e o Secretário-Geral da Conferência, Sha Zukang, se encontrarão com milhares de parlamentares, prefeitos, líderes de Organizações Não-Governamentais (ONGs), acadêmicos e representantes de outros grupos e entidades na Rio+20.

Texto: Carol Souza

Fonte: Da Ascom/PMP

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *