Willames Costa

Compromisso com a informação

Pernambuco Petrolina

Prefeitura de Petrolina promove Campeonato Regional Nordeste de Futebol de Cinco

Teve início na tarde de ontem (23) o Campeonato Regional Nordeste de Futebol de Cinco (Futsal para atletas com deficiência visual). A competição é promovida pelas Secretarias Municipais de Acessibilidade e Esportes, em parceria com a Associação de Deficientes Visuais de Petrolina – ADVP, e segue até este domingo (27), no Ginásio de Esportes Osvaldo do Flamengo.

Para o secretário de Acessibilidade, Marcos Conceição, a realização de um evento desse porte aqui na cidade demonstra o potencial dos deficientes visuais de Petrolina no atletismo. “Sediar uma competição como essa de importância regional é essencial para estimular ainda mais os deficientes a praticar esportes. Além disso, a ocasião é uma oportunidade de mostrar à população local a força dos nossos atletas, bem como demonstrar a essas pessoas que o deficiente é capaz”, ressaltou.

Um exemplo evidente do grande potencial do Paraesporte de Petrolina é o atleta Raimundo Nonato, que joga pela equipe local e faz parte ainda da Seleção Brasileira de Futebol de Cinco. Segundo ele, essa competição pode estimular outros deficientes a praticar esporte. “O fato de o evento ser aqui é uma forma de mostrar às pessoas com ou sem deficiência que nós podemos sim praticar esportes”, afirmou.

Doze equipes de cinco estados diferentes disputam o campeonato: ADVP – Petrolina; UBC – Feira de Santana; ICB – Bahia; CAP-BA – Bahia; GVCLC – Bahia; ABC- Bahia; APADEVI- Paraíba; FUNAD- Paraíba; APACE – Paraíba; CEDEMAC- Maranhão; ESCEMA- Maranhão; e ACP- Piauí.

Na abertura do evento, que ocorreu ontem (23), foram disputadas cinco partidas. A equipe ADVP – Petrolina jogou contra o ESCEMA- Maranhão e venceu a partida pelo placar de 3×1. Hoje (24), os atletas petrolinenses entram em quadra novamente, às 18h30, e dessa vez, o time adversário é ACP- Piauí.

Hoje serão disputados, no total, oito jogos. Amanhã (25), a competição segue com mais cinco partidas e sábado e domingo com duas disputas cada. A competição acontece das 8h às 20h e o evento tem o reconhecimento, apoio e coordenação da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais – CBDV.

Entenda o Futebol de Cinco
O Futebol de cinco é uma modalidade de futebol para atletas com deficiência visual, seja ela parcial ou total. Cada time é formado por cinco jogadores – um goleiro e quatro na linha. Desses, apenas o goleiro possui visão total. A bola tem guizos, sininhos que emitem sons, possibilitando que os atletas a localizem. Para não atrapalhar a partida, só é permitido o manifesto da torcida no momento do gol. Após cometer cinco infrações, o atleta é expulso de campo e pode ser substituído por outro jogador. Existe ainda um guia, o “chamador”, que fica atrás do gol adversário, e tem a função de orientar os jogadores, dizendo onde devem se posicionar em campo e para onde devem chutar. O jogo tem dois tempos de 25 minutos cada e um intervalo de 10 minutos.

Texto: Patrícia Pinheiro (Estagiária de Comunicação)
Foto: Marcizo Ventura

Fonte: Da Ascom/PMP

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *